PIX Internacional: o que é e como fazer

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Conheça a modalidade de Pix internacional e saiba como fazer transferências para fora do país 

Hoje, os brasileiros têm acesso a muitas facilidades no âmbito de suas transações financeiras. O cartão internacional se tornou acessível a todos, o PIX traz dinamismo para o dia a dia sem pesar no bolso e o uso de bancos digitais vem crescendo ano a ano.

Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um fenômeno de popularidade desde então. A modalidade transfere recursos entre contas em poucos segundos e está disponível todos os dias, a qualquer horário.

Prático, seguro e rápido, ele é uma ferramenta gratuita para pessoas físicas, o que o torna ainda mais vantajoso diante de outras opções de transferência bancária.  Agora, o mercado financeiro voltou a inovar, com o sistema chamado Pix Internacional. Mas, afinal, o que é e como funciona esse modelo?

O que é o PIX Internacional?

O Bank for International Settlements (BIS), que pode ser chamado de “banco central dos bancos centrais”, criou o Nexus, nome oficial do sistema. Aqui no Brasil, foi batizado como “PIX Internacional”. Para entendê-lo melhor, primeiro você precisa conhecer melhor o BIS. Sediado na Suíça, o banco lidera a iniciativa. O projeto deve ligar países (aproximadamente 60) que já contam com sistemas de pagamentos instantâneos em funcionamento.

A ideia do BIS, por meio do Nexus, é implantar agilidade nas transações realizadas entre pessoas físicas que estão em diferentes países. Isso será possível graças à reunião da infraestrutura de pagamentos de bancos centrais espalhados pelo mundo em uma só plataforma.

Como fazer PIX internacional?

A ideia é criar um sistema com padrão de linguagem acessível que ligue remetente e recebedor em tempo real, sete dias por semana, a qualquer horário do dia. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre a plataforma, já sabemos que a ideia é ligar sistemas de pagamento em diversos países utilizando um padrão de linguagem.

Na prática, o Banco Central do Brasil se ligaria ao seu sistema no Nexus e todo cidadão brasileiro usuário do sistema Pix poderia enviar dinheiro para outro país integrante da plataforma.

O objetivo é que a própria plataforma realize o câmbio entre moedas. Inclusive, espera-se que supere, em eficiência e velocidade, as transações experimentadas nos formatos de transferências internacionais atualmente vigentes.

O projeto do PIX Internacional está focado em atender principalmente às transações do varejo, entre pessoas físicas, entre negócios e de pessoas físicas e negócios para e-commerces.

O PIX Internacional já está funcionando?

O Nexus ainda não está ativo no mercado. O projeto do Pix Internacional está na fase de testes chamada de “Proof of Concept”, que pode ser traduzida como “Prova de Conceito”. Nesta fase, são realizadas simulações para observar a viabilidade de realizar transações em larga escala. A estimativa do BIS é de que essa etapa seja concluída até o final de 2022.

O protótipo desenvolvido para a primeira fase será testado em três sistemas de pagamento: Malásia, Cingapura e na Zona do Euro, representada pelo Banco da Itália. Em outubro de 2022, o projeto processou pagamentos simulados, sem uso de recursos financeiros. A ideia é realizar testes, identificar eventuais pontos de melhoria e garantir um sistema redondo antes da sua efetiva utilização no grande mercado.

Como enviar dinheiro para uma conta internacional?

O PIX internacional ainda não está funcionando. Porém, isso não impede a abertura de contas fora do país e o envio de dinheiro para elas. Inclusive, com as contas internacionais, os consumidores poderão manter seus recursos aplicados em Dólar. Assim, terão acesso a um cartão de débito internacional e poderão realizar compras e saques fora do país.

No caso da conta Nomad, o envio de dinheiro para a conta internacional poderá ser feito via TED ou Pix. Porém, o dinheiro será disponibilizado na conta corrente internacional em até um dia útil após a identificação do pagamento.

Em breve, o PIX internacional deverá entrar em funcionamento. A partir de então, as transferências deverão acontecer com mais agilidade, trazendo ainda mais dinamismo para as suas operações de envio de dinheiro para contas internacionais, sejam da sua titularidade ou da titularidade de terceiros.

Para saber mais sobre PIX Internacional, veja o vídeo do canal CanalJMS.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Os gastos com medicamentos têm sido uma preocupação crescente para as famílias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em alguns anos os custos com remédios atingiram o patamar de 33,7% das despesas com saúde. No ano passado, uma pesquisa feita pela Pesquisa IPC Maps, da IPC Marketing Editora, mostrou que…

    Ler Mais

  • Maximize Seu Dinheiro: Dicas Digitais para Gerenciar Finanças Pessoais com Tecnologia

    Maximize Seu Dinheiro: Dicas Digitais para Gerenciar Finanças Pessoais com Tecnologia

    No mundo moderno, a tecnologia desempenha um papel fundamental em quase todos os aspectos das nossas vidas, e a gestão das finanças pessoais não é exceção. Com uma vasta gama de ferramentas digitais disponíveis, você pode otimizar seu orçamento, monitorar suas despesas e alcançar seus objetivos financeiros com mais eficiência. Neste artigo, exploraremos como usar…

    Ler Mais