O que fazer quando o cartão é clonado: 12 dicas

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Desconfia que teve seu cartão clonado? Descubra agora se você foi vítima desse golpe e o que fazer nesses casos para não ficar no prejuízo.

Ter seu cartão clonado é uma dor de cabeça que vem se tornando comum para os brasileiros, levando em conta que 21% deles já passaram por esse problema, segundo uma pesquisa da PoderData.

Quando isso acontece, os dados do consumidor caem nas mãos de criminosos, que então os utilizam para a realização de compras no crédito. O prejuízo financeiro é evidente, mas existe solução.

Veja neste texto o que fazer se você teve um cartão clonado.

O que é cartão clonado?

Chamamos de cartão clonado um golpe que se vale de táticas para acessar e roubar informações do cartão de crédito das vítimas para, posteriormente, fazer uso delas na realização de compras, especialmente em meio online.

Quando um cartão é clonado, então, criminosos se passam pelo usuário e podem realizar compras em seu nome em sites, informando no pagamento dados como CPF, número do cartão, validade e código de segurança.

Esse é um tipo de golpe que se aperfeiçoou muito nos últimos anos e nem mesmo o avanço da tecnologia consegue conter.

Como cartão é clonado?

Esta é a pergunta que passa pela cabeça da vítima: com tantas normas de segurança, como conseguem clonar um cartão? 

Clonagem não é bem o que acontece com os cartões atualmente. Na verdade, o termo vem de tempos atrás, de quando os cartões tinham uma tarja magnética, que era literalmente copiada.

Nessa época, os falsificadores usavam um sistema apelidado de “chupa-cabra de caixa eletrônico”, um hardware minúsculo e malicioso que era instalado em terminais automáticos para copiar a trilha magnética com os dados do cartão. 

Porém, isso mudou com o surgimento dos chips, que dificultam a ação. Hoje em dia, os dados é que são roubados, principalmente pela internet. 

A fraude pode acontecer enquanto os usuários visitam sites de compras, baixam aplicativos em links alternativos ou preenchem cadastros na internet. Nessas situações, criminosos podem agir e copiar os dados que depois utilizam para realizar compras em nome da vítima. 

Outra possibilidade é a de vazamento de dados devido a algum vírus ou ataque cibernético, inclusive acessando o computador pessoal do usuário. Muitas vezes, a porta de entrada se dá a partir de e-mails desconhecidos.

Além disso, apesar de os cartões serem mais seguros devido aos chips, ainda há um modo físico de roubar dados e gerar um cartão clonado. Isso pode ocorrer em máquinas de pagamento, onde são instalados sistemas que transferem os dados para um cartão falso.

O que fazer quando o cartão é clonado?

Desconfia que teve um cartão clonado? A primeira atitude é verificar o extrato para observar se, realmente, há compras feitas indevidamente em seu nome. Você também pode receber notificações de compras não reconhecidas no app do seu cartão.

Caso note algo errado, veja o que fazer :

  1. Verifique todas as compras feitas pelos fraudadores. Olhe as datas e estabelecimentos onde foram realizadas. Assim, ficará mais fácil solicitar o cancelamento;
  2. Entre em contato com o banco que opera o cartão para informar que não reconhece as compras realizadas em seu nome. Anote e guarde o número do protocolo de atendimento;
  3. Faça um boletim de ocorrência na polícia, em delegacia física ou online. A partir desse registro, você não responde mais pelo que for comprado no seu cartão.

Ao informar o banco ou operadora, a instituição vai tomar as devidas providências, bloqueando seu cartão imediatamente. Posteriormente, ele será cancelado e você receberá outro.

Quanto ao prejuízo financeiro, será necessário solicitar o estorno no cartão e as regras variam conforme o emissor.

Como evitar que o cartão seja clonado?

Quando o assunto é cartão clonado, o melhor a fazer é evitar essa dor de cabeça, concorda? Então, veja esta lista de dicas para prevenir o problema:

  1. Evite compras em sites não confiáveis;
  2. Tome cuidado com as ofertas que recebe de sites de compras que não têm lojas físicas;
  3. Desconfie de valores abaixo da média de preços do mercado;
  4. Nunca envie fotos ou compartilhe dados de seu cartão por meio de redes sociais, nem mesmo pelo WhatsApp;
  5. Não abra e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp suspeitos;
  6. Evite fazer cadastros em aplicativos ou sites desconhecidos;
  7. Utilize cartão virtual para compras online;
  8. Controle sua fatura, verificando-a diariamente, ou pelo menos, uma vez a cada dois dias;
  9. Fique atento ao usar o cartão em locais desconhecidos, principalmente em viagens.

Ter o cartão clonado pode acontecer com qualquer um a qualquer hora, portanto, a prevenção é a melhor estratégia.

Para saber mais sobre o que fazer quando o cartão é clonado, veja o vídeo do canal Foregon.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Gestão Financeira para Pequenas Empresas: Dicas e Estratégias

    Gestão Financeira para Pequenas Empresas: Dicas e Estratégias

    Gerenciar as finanças de uma pequena ou média empresa pode ser um grande desafio, mas é também uma das partes mais importantes para quem quer ver seu negócio crescer e dar certo. Manter tudo em ordem não só ajuda a manter sua empresa saudável, mas também abre caminho para ganhar mais e crescer de forma…

    Ler Mais

  • Tendências Tecnológicas que Estão Moldando o Futuro dos Negócios

    Tendências Tecnológicas que Estão Moldando o Futuro dos Negócios

    A evolução tecnológica nunca foi tão rápida quanto no mundo atual. A cada dia, novas inovações não apenas emergem, mas também começam a moldar a maneira como conduzimos nossos negócios. Desde pequenas startups até grandes corporações, a tecnologia desempenha um papel central em impulsionar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e abrir novas fronteiras…

    Ler Mais

  • ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se um termo onipresente no mundo dos negócios e investimentos. Representando os critérios ambientais, sociais e de governança, o ESG é uma métrica utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das empresas. Mas, a grande pergunta que muitos investidores e interessados no tema…

    Ler Mais