Por que pagar anuidade de cartão de crédito? 3 motivos

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Você sabe por que pagar anuidade de cartão de crédito e quais os benefícios disto? Atualmente é impossível você conhecer alguém que não tenha cartão de crédito.

Desse modo, cada vez mais o crédito disponível se torna um recurso de pagamento muito presente e útil na vida de muitos brasileiros.

Basicamente a facilidade e o acesso a um cartão de crédito é um dos fatores que influenciam nesse aumento de usuários.

Mas, infelizmente, apesar do uso ativo, nem todos sabem sobre algumas questões essenciais ao ato de fazer um cartão de crédito, inclusive sobre pagar anuidade.

Haja vista, é preciso saber sobre o assunto para fazer um cartão de crédito, perguntar-se.

Então, pergunte-se:

  • Devo pagar anuidade de cartão de crédito?
  • Quais benefícios eu terei se eu pagar a anuidade de um cartão de crédito?
  • Por que pagar anuidade de cartão de crédito?

Enfim, essas e outras questões são importantes porque ao depender da instituição financeira que fará o cartão de crédito, algumas cobram anuidade e outras não.

O que é anuidade de cartão de crédito?

Sobretudo, a taxa de anuidade é uma requisição realizada pelo banco ou instituição financeira que é responsável pelo uso do seu cartão de crédito.

Por isso, o pagamento da anuidade do cartão de crédito tem o objetivo de fazer o custeio da manutenção dos serviços que estão disponíveis nele.

Desse modo, a anuidade é usada para custear os serviços administrativos do banco ou instituição financeira, sendo cobrada uma vez a cada doze meses (ou mensalmente).

Hoje, apesar de existir cartões com anuidade, existem também cartões de crédito sem anuidade, os quais permitem fazer compras e pagamentos.

Desse modo, essas empresas que não cobram anuidade colocam isso como um benefício a mais. No entanto, mesmo as que cobram anuidade apresentam alguns benefícios.

A priori, a cobrança de anuidade é legal. Por isso, não é ilegal a cobrança de anuidade de um cartão de crédito devidamente ativo.

Isso porque a cobrança de anuidade de cartão de crédito encontra-se prevista em Lei, na Resolução de número 3.319 do Banco Central do Brasil. A qual tem o objetivo de regulamentar a cobrança de tarifas para esse meio de pagamento.

Apesar da legalidade da cobrança de anuidade, a instituição financeira ou banco tem o dever de informar ao cliente o devido valor e forma de cobrança no contrato do cartão de crédito no ato de seu pedido.

Por isso, preste atenção no contrato do cartão de crédito e leia-o com atenção.

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa obrigatória?

Em suma, a anuidade do cartão de crédito não é uma taxa obrigatória.

Logo, fica a critério das instituições financeiras a opção de oferecer a isenção da tarifa de anuidade ou de manter tal tarifa.

Quando vale a pena pagar anuidade de cartão de crédito?

É normal que as pessoas fiquem em dúvida entre escolher um cartão sem anuidade ou com anuidade.

Isso porque em alguns casos pode valer a pena pagar anuidade de cartão de crédito, mas em outros não.

Certamente isso varia muito de acordo com o perfil financeiro do cliente e suas necessidades.

Geralmente, uma cobrança de anuidade acontece em casos de um cartão de crédito diferenciado. Isso porque é um tipo de cartão que oferece certos benefícios adicionais, tais como:

  1. Programas de milhas;
  2. Seguros de viagens;
  3. Seguro para aluguel de veículos, entre outros.

E apesar dos benefícios dos cartões de crédito que cobram anuidade, algumas tarifas podem ser cobradas em casos de uso nas seguintes situações:

  • Se você emitir de 2.ª via;
  • Se você usar a função saque para retirar algum dinheiro;
  • Caso use o cartão para pagamento de contas;
  • Avaliação emergencial do seu limite de crédito, entre outras.

A isenção dessas taxas costuma acontecer apenas no cartão de crédito básico. Ou seja, destinado simplesmente ao pagamento, mas sem benefícios adicionais.

Geralmente cartões sem anuidade costumam ser mais atrativos para clientes que não necessitam de programa de pontos ou milhagem, sendo apenas interessante para quem usa.

Resumidamente, ao depender do seu perfil de consumidor e dos benefícios que um ou outro cartão de crédito irá lhe proporcionar, aí a escolha mais adequada deve ser optada.

Desse modo, se o cliente usar muito desses serviços e o valor pago pela tarifa for inferior ao uso desses benefícios, nesse caso vale a pena pagar anuidade.

Apesar disso, caso não se use ativamente esses benefícios, então não compensa. Logo, não vale a pena pagar anuidade de cartão de crédito.

Por que pagar anuidade de cartão de crédito?

Não pagar a anuidade do seu cartão de crédito pode sujar seu nome.

Isso porque a taxa de anuidade é cobrada dentro da fatura normal do cartão de crédito. Então, se você não pagou a anuidade é porque não pagou a fatura.

Por isso, depois do vencimento da fatura do cartão de crédito, qualquer cliente já passa a estar inadimplente.

Assim, logo após esse acontecimento, a instituição financeira ou banco vai fazer a cobrança para a renegociação.

E enquanto estiver devendo a fatura com atrasos (além do prazo estabelecido), seu nome estará no Serasa e SPC.

Uma dica é sempre pagar as faturas e, caso não tenha o valor total, negocie o parcelamento da mesma, desse modo você não ficará inadimplente.

Conclusão

Em suma, para escolher o melhor cartão de crédito para você, é importante saber algumas questões sobre ele, incluindo o pagamento ou não de anuidade.

Desta forma, a escolha no momento de fazer o cartão de crédito deve ser ajustada ao seu perfil e necessidade.

Por isso, entender porque pagar anuidade de cartão de crédito é fundamental.

Isso porque, saber sobre essa tarifa te ajuda a poder optar ou não por cartão com essa exigência e seus benefícios.

Pois, pagar anuidade de cartão de crédito vale a pena para algumas pessoas e para outras não.

Para saber mais, veja o vídeo do canal Serasa Ensina.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais