Qual a pontuação do score para fazer cartão de crédito

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Entender qual o limite de score para o cartão de crédito pode te ajudar a ter bons financiamentos ao seu dispor. 

Para isso é preciso ser um consumidor consciente. Conhecer sobre os mecanismos de score do seu cartão de crédito pode te ajudar a ampliar seu limite e te proporcionar soluções para as necessidades básicas do dia a dia.

O que é score de crédito?

Para saber o que é score crédito, primeiro precisa entender que está relacionado aos seus hábitos no pagamento de suas faturas. Cada vez que cumpre os prazos estabelecidos, que não parcela o valor total das faturas, você aumenta seu score. Assim fica fácil entender que score é uma pontuação dada ao consumidor.

Assim, mês a mês você vai criando um histórico que fica registrado no SERASA, a maior empresa privada que cuida da análise de crédito. Muitas empresas consultam o SERASA para conhecer seu histórico e dessa forma disponibilizar ou não empréstimos, aumento de limite e outros benefícios.

Seu score vai ser seu cartão de visita. Serão suas referências para que possa atuar no mercado, limitando ou ampliando seu poder aquisitivo.

Qual a pontuação do score para fazer cartão de crédito?

O limite de score para cartão de crédito é de 1000.  Porém essa pontuação se divide em três grupos de pontuação.

  • 0-300: Essa é a faixa vermelha. Demonstra que seu score é baixo, uma pontuação que deve ser evitada, pois significa que a pessoa está endividada e por não conseguir manter o pagamento das contas em dia oferece risco ao mercado financeiro. Dessa forma perde a credibilidade e por isso mesmo será penalizado por não ter acessível aumento de limites ou negociações de empréstimo;
  • 301-500: Essa é a faixa amarela. Um score ainda de alerta. Isto significa que você oferece risco de inadimplência, mesmo estando com os pagamentos em dia. Como trata-se de um histórico, meses que atrasou pagamentos ou fez parcelamentos de fatura vão deixar esse rastro. Você até pode conseguir limites, mas não será tão fácil;
  • 501- 700: Essa é a faixa verde-claro. É um score intermediário. Mostra que você paga suas contas em dia e por isso pode ser mais fácil conseguir crédito;
  • 701 – 1000: Essa é a faixa verde-escuro. É um score alto. Você mostra a empresa que é confiável e não apresenta risco de inadimplência. Assim garante transações comerciais com mais facilidade.

É interessante baixar o App da SERASA no celular e sempre consultar. Quanto mais pontos você conquistar, melhor. O ideal é ficar sempre atento para não ficar abaixo de 700 (faixa verde-escuro) e dessa forma poder ser um consumidor bem aceito no mercado financeiro.

Qual score ideal para cartão de crédito?

Muitas pessoas desejam saber qual o score ideal para cartão de crédito, mas o problema é que a empresa credora não avalia apenas o score, há uma série de fatores que são levados em consideração, por isso até negativados conseguem cartão crédito.

O que está em jogo são as informações ao seu respeito, comprovar que você possui uma renda fixa é essencial, mas além disso também será analisado o tempo que já possui de carteira assinada, a sua média salarial. O objetivo é checar se você oferece risco de inadimplência à credora.

Obviamente que manter um score acima de 700 pontos vai te ajudar a se manter apresentável. É como apresentar um bom currículo num processo seletivo. Você mostra que possui aptidão a vaga apresentada.

No mercado financeiro o desejo é que cada vez mais as pessoas estejam consumindo, pois é o consumo que move a economia. Perder crédito significa diminuir o poder de compra, já que ficará à mercê de pagamentos a vista. E na situação atual do país, a realidade é que a maioria das pessoas necessitam do crédito para se manter.

Por isso vale a pena o esforço de controlar os gastos para que possa pagar os boletos no vencimento e dessa forma ter um score sempre favorável.

Como aumentar o score?

Preparamos neste espaço seis dicas que podem te ajudar a aumentar seu score. Então anote aí!

  1. Primeiro limpe seu nome, faça uma consulta no SPC e no SERASA e negocie seu débito. Geralmente há excelentes oportunidades de pagamento facilitado.
  2. Mantenha as contas em dia, esse é o diferencial para ser visto como bom consumidor.
  3. Atualize os seus dados no Serasa para que suas informações estejam sempre disponíveis.
  4. Faça o Cadastro Positivo Ativo no SERASA. Nesse espaço você pode mostrar seus bons hábitos de pagamento, pois lá ficam registrados pagamentos de serviços como água, luz e telefone, além de todas as contas pagas através do seu CPF.
  5. Controle de gastos. Lembre-se que você não pode gastar mais do que ganha. Assim é preciso monitorar o passivo e ativo de suas finanças. Existem vários aplicativos disponíveis que podem te auxiliar nessa tarefa.
  6. Crie o hábito de consultar semanalmente seu score no Serasa. Dessa forma você ficará mais atento à movimentação de sua situação no mercado.

Conclusão

O cartão de crédito hoje em dia é uma necessidade, já que aumenta seu poder de compra e lhe dá garantias de parcelas que caibam no seu bolso.

Imagina ter crédito para financiar aquela viagem de férias, comprar móveis novos ou mesmo te salvar num momento de emergência. O cartão de crédito é uma conquista, mas que precisa de cuidado e atenção.

Torna-se uma responsabilidade monitorar o score para mantê-lo sempre em alta.

Passamos por uma crise no país com a alta dos preços, dificultando para muitos brasileiros o poder de compra, por isso aqueles que possuem crédito devem fazer de tudo para não o perder.

Pagar as contas em dias e lembrar que todas as suas ações ficam registradas num histórico que interfere no seu score pode ser o diferencial para manter a vigilância na hora de ir às compras.

Para saber mais sobre qual a pontuação do score para fazer cartão de crédito, veja o vídeo do canal AQUI VOCÊ SABE.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se um termo onipresente no mundo dos negócios e investimentos. Representando os critérios ambientais, sociais e de governança, o ESG é uma métrica utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das empresas. Mas, a grande pergunta que muitos investidores e interessados no tema…

    Ler Mais

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais