Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Você já parou para pensar como uma proposta pode fazer a diferença na hora de apresentar seu produto ou serviço? A proposta não é somente um documento que serve para formalizar seu trabalho. Se bem construída, ela é a chance de convencer um potencial cliente sobre o valor da sua empresa.

Por isso, nesse artigo vamos entender a fundo como construir uma boa proposta que pode aumentar as suas chances de conversões e fechar mais negócios.

Importância de uma proposta bem elaborada

Uma proposta funciona como uma apresentação do seu serviço na hora de vendê-lo para algum potencial cliente. É nela que você irá demonstrar o valor do seu produto ou serviço e construir a confiança, revelando profissionalismo e organização ao seu cliente.

Além disso, nela você pode destacar seu negócio sobre os concorrentes, destacando os pontos fortes e os diferenciais. E no final, toda essa organização ajudará o cliente a ter uma melhor visão das informações e do possível resultado.

Não podemos esquecer que a proposta também serve para alinhar as expectativas do cliente, onde você irá deixar claro os objetivos, possíveis resultados e valores financeiros, para que tudo seja bem definido e não ocorra nenhuma frustração ou desavença.

Modelos Personalizados: A Chave para o Sucesso

Os modelos pré-formatados, também chamados de “templates”, são como roteiros base do que sua proposta deve ter, mas que são adaptados para cada proposta.

Por exemplo, você tem uma empresa de arquitetura e na mesma semana atendeu 4 clientes que querem orçamento para um projeto residencial. Ao invés de você ter que criar essas 4 propostas do zero, você pode usar um modelo de proposta de arquitetura pronto, com toda a base já pré-construída, com seções sobre a empresa, metodologia, cronograma, portfólio e investimento.

Com isso, é só mudar as questões específicas e personalizar de acordo com o projeto de cada cliente. Assim, você terá um serviço consistente, com a mesma identidade visual e estrutura em todas as propostas, além de melhorar a eficiência, flexibilidade e profissionalismo seu ou da sua equipe de vendas.

O Poder das Propostas Online

Com a era digital, também surgiu a possibilidade de enviar propostas online. Esse tipo de proposta, diferente de modelos PDFs que são mais ultrapassados ou até mesmo de propostas impressas, surgem para otimizar seu serviço e trazer ainda mais impacto.

Com esse tipo de proposta, você gera um link da sua proposta que pode ser enviado por onde você quiser: WhatsApp, E-mail, Telegram, Instagram ou qualquer seja seu canal de venda. Esse link se comporta como se fosse um website, onde a pessoa terá acesso às informações necessárias de forma rápida, prática, profissional e personalizada.

Além disso, as propostas online também podem ser integradas com outras ferramentas de gestão, como por exemplo, CRM e e-mail marketing. Assim, são muito mais flexíveis para trabalhar ao invés de PDFs engessados ou ter que imprimir vários papeis e ter que se deslocar até o cliente ou fazer este se deslocar até você para ver.

Ainda, há softwares de gestão de proposta, como o Proposeful, que permitem que você acompanhe quando o cliente viu a sua proposta e quanto tempo passou em cada seção dela – incluindo o preço. 

Isso ajuda na hora de ver os pontos que mais chamaram atenção do cliente na hora de fazer um follow-up direcionado.

O Impacto no Cliente

Entregar uma proposta bem elaborada ao cliente impactará diretamente na experiência dele. Recebendo um documento de alto valor profissional e personalizado de acordo com as necessidades deste, ele se sentirá reconhecido e compreendido, 

Com isso, você terá mais chances de ter um negócio bem sucedido, com um novo cliente defensor da sua marca.

Dicas para a apresentação da sua proposta

  • Concentre-se nos benefícios para o cliente: Mostre como seu produto ou serviço irá resolver os problemas dele e gerar os resultados que ele espera.
  • Use uma linguagem clara e objetiva: Evite jargões técnicos e termos complexos. Não queremos ninguém confuso, né?
  • Seja conciso: Vá direto ao ponto e evite informações desnecessárias.
  • Inclua um call to action claro: Incentive o cliente a assinar a proposta.
  • Acompanhe os resultados: Analise as métricas para identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

Conclusão

Apresentar boas propostas, impactantes e personalizadas, pode parecer desnecessário em primeira instância. Mas vimos como isso é um investimento que pode mudar o rumo do seu negócio e fazer com que você feche ainda mais negócios, rumando para o sucesso.

Ao usar ferramentas online templates personalizados, você poderá otimizar o tempo da sua equipe e priorizar ainda mais a qualidade do seu serviço. Assim, você tem mais chances de fechar seus negócios e construir um bom relacionamento com seu cliente.

Investir em uma boa proposta é um investimento no sucesso do seu negócio. Ao utilizar ferramentas online e templates personalizados, você pode criar propostas mais eficazes, aumentar suas chances de fechar mais negócios e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Estar endividado pode ser uma situação angustiante, especialmente quando as dívidas se acumulam e os juros transformam pequenos atrasos em grandes problemas financeiros.  Nesse contexto, um empréstimo pode ser a solução ideal para organizar as finanças e aliviar o peso das dívidas.  Mas, como utilizar um empréstimo de forma eficaz para sair do endividamento sem…

    Ler Mais

  • Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Você já parou para pensar como uma proposta pode fazer a diferença na hora de apresentar seu produto ou serviço? A proposta não é somente um documento que serve para formalizar seu trabalho. Se bem construída, ela é a chance de convencer um potencial cliente sobre o valor da sua empresa. Por isso, nesse artigo…

    Ler Mais

  • Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Os gastos com medicamentos têm sido uma preocupação crescente para as famílias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em alguns anos os custos com remédios atingiram o patamar de 33,7% das despesas com saúde. No ano passado, uma pesquisa feita pela Pesquisa IPC Maps, da IPC Marketing Editora, mostrou que…

    Ler Mais