O que a Bíblia diz sobre o dinheiro: 10 citações

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Para os cristãos, é essencial saber o que a Bíblia diz sobre o dinheiro. Já que a maneira com que enxergamos o dinheiro é uma consequência da nossa construção como seres humanos.

Por isso, quando pequenos, é normal tomar para si algumas crenças limitantes.

Para quem é cristão, é comum buscar respaldo bíblico acerca desse assunto, até mesmo para evitar cair em caminhos contrários a sua fé.

Em vista disso, é vital saber o que a bíblia diz sobre o dinheiro. Pois, um dos problemas a esse assunto é que, por muito tempo, achava-se que o livro sagrado condenava a prática de ganhar dinheiro.

Afinal, como já é de conhecimento geral, a luxúria é um dos pecados capitais.

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro?

Em diversas passagens da bíblia, Ele nos ensina a ter prudência em todas as nossas ações. Em relação ao dinheiro, não é nem um pouco diferente.

A bíblia exorta sobre a necessidade de gastar com sabedoria e prudência, sempre estabelecendo uma prioridade.

Ou seja, não tome ações impensadas ou abruptas. Veja o quanto pode gastar. Peça para que Ele te dê sabedoria e guie para as prioridades corretas.

Fazer um orçamento é um dos ensinamentos que Deus deixa para aqueles que querem ter uma melhor organização financeira.

Dentre as passagens da bíblia sobre dinheiro, Lucas 14:28, diz:

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

Através desse versículo bíblico, entende-se a necessidade de planejar sobre todos os gastos futuros, a fim de ter a certeza de que será possível arcar com essas responsabilidades no futuro.

Devemos lembrar também que a bíblia ensina que os justos devem arcar com suas responsabilidades. Então, criar dívidas das quais você sabe que não terá como pagar, é uma atitude que Deus reprova.

Quantas vezes a bíblia fala sobre dinheiro?

Há cerca de 2.350 versículos na bíblia que se referem a dinheiro e riquezas, sendo esse um dos assuntos que o livro mais aborda.

Então, para os que querem saber o que a bíblia diz sobre o dinheiro, há muita coisa a aprender, com conselhos claros e para diversas situações.

Ao todo, as escrituras têm cerca de 700 versículos sobre fé, 500 sobre o amor e por volta de 300 que falam sobre os anjos.

Ou seja, a temática “dinheiro” é uma das coisas que o livro sagrado mais aborda. Mas, se a bíblia é o livro mais lido do mundo, por que há tantos cristãos em dívidas ou com uma vida financeira desequilibrada?

Sabendo que a palavra dá diversos conselhos financeiros, uma das razões para que haja tanto desequilíbrio é o fato de muitos sequer entenderem da forma correta esse assunto.

Além disso, não é incomum ouvir cristãos dizendo que a bíblia abomina o dinheiro ou que o considera algo sujo. Muito disso se reforça por uma das passagens da bíblia sobre dinheiro, bem como:

Então disse Jesus aos seus discípulos: “Com toda a certeza vos afirmo que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar nos Reino dos céus. – Mateus 19: 23-24.

No entanto, Cristo ensinava por meio de parábolas e, aqui, não é diferente. Além disso, deve-se levar em conta todo o contexto.

O texto de Mateus 19 16-30 deixa bem claro que o propósito de Jesus era fazer com que os seus discípulos entendessem a impossibilidade de alguém ser salvo quando ainda é apegado às suas riquezas, semelhante ao jovem rico, citado nessa passagem.

Ou seja, o problema não está na riqueza em si, mas sim no indevido apego a elas. Mas, ao aceitar a renúncia de si mesmo, o que é impossível aos homens, torna-se possível para Deus.

O que a bíblia fala sobre dinheiro fácil?

Na verdade, a bíblia não condena o ganhar dinheiro fácil, desde que não provenha de uma fonte desonesta.

Logo, ganhar dinheiro, mas trabalhando pouco, não é um problema. Há trabalhos honestos que proporcionam isso, e Deus não se desagrada.

Na maior parte das vezes, a interpretação para dinheiro fácil é o ato de roubo e de jogos. Nesse caso, de acordo com diversas passagens bíblicas sobre dinheiro, isso sim é errado.

Mesmo porque, mediante a palavra de Deus, são atos pecaminosos, cujos não irão herdar o reino dos céus.

Inclusive, o cristão que ganha dinheiro de forma ilícita, tanto perante as leis de Deus quanto terrenas, não pode jamais afirmar que é uma bênção provinda Dele.

Muitas pessoas ingressam nessa prática de ganhar dinheiro fácil e acabam amando mais o dinheiro do que qualquer outra coisa.

Mas, segundo as passagens da bíblia sobre dinheiro, são práticas que Deus abomina e que não tem a bênção Dele.

O dinheiro arrecadado de maneira inescrupulosa se extinguirá, mas quem o conquista honestamente terá cada vez mais. – Provérbio 13:11.

O que a bíblia diz sobre dinheiro a juros?

A palavra de Deus exorta que podemos emprestar dinheiro aos nossos irmãos na fé, mas evitar a prática de cobrança de juros.

E isso acontece por um princípio bem simples: a necessidade de respeitar às leis e às autoridades, conforme dito em Romanos 13, “(…) porquanto não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele.”

E, segundo consta a nossa legislação, a agiotagem é uma prática ilegal, que consiste em empréstimo abusivos, onde quem concede é uma pessoa física.

Então, como a agiotagem é crime, os cristãos devem respeitar essa lei, sendo o ato de cobrar juros a outros, algo inconcebível.

Dentre as passagens da bíblia sobre dinheiro, não podemos deixar de citar Deuteronômio:

Não emprestes ao teu irmão israelita cobrando juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, quer de alimentos, ou qualquer outra coisa que possa render lucro financeiro. – Deuteronômio 23:19.

Ainda no parágrafo seguinte, Deus afirma que aquele que não cobra juros do seu irmão, Ele abençoa todo empreendimento.

Pode emprestar sem juros?

Sim e, inclusive, a bíblia dá alguns exemplos de pessoas justas que resolveram emprestar o dinheiro da forma correta.

O homem justo não oprime a ninguém, antes, devolve tudo corretamente o que aceitou como garantia de empréstimo. (…) Não empresta visando lucro, nem cobra juros. – Ezequiel 18:7-8.

A palavra ainda diz que Deus é justo e que todos aqueles que andam em firme retidão e obediência, receberão as devidas bênçãos. Mas, os ímpios que rejeitam tais ensinamentos já possuem o decreto.

Os que buscam altos lucros mediante os empréstimos que realiza e cobra juros. Sendo assim, eis que indago: Porventura deverá viver um homem com esse caráter? Certamente morrerá por conta de todas essas malignidades praticadas. – Ezequiel 18:13.

Investir no banco a juros não é pecado

Ainda que não seja certo emprestar e cobrar juros, isso não quer dizer que a bíblia condena aqueles que investem no banco a juros.

Na verdade, Jesus tocou justamente nesse assunto durante a Parábola dos Talentos, onde fala da ira de Deus mediante ao desperdício de talento empreendedorial.

Sendo assim, por que não investiu o meu dinheiro no banco? E, então, no meu retorno, receberia com juros. – Lucas 19:23.

Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. – Mateus 25:27.

Ter dinheiro é pecado?

Não há qualquer coisa errada em um cristão ter muito dinheiro, desde que ele não deixe de amar sobremaneira as coisas de Deus.

Isso quer dizer que o cristão deve ter uma atitude equilibrada em relação ao seu dinheiro, uma vez que Ele é o dono do ouro e da prata. Deus é capaz de abençoar tanto o pobre quanto o rico.

É vital ter a preocupação em trabalhar para ganhar dinheiro de uma forma honesta, haja vista que a palavra diz que o dinheiro conquistado por meio de línguas mentirosas, é uma ilusão efêmera, que pode levar à morte (Provérbios 21:6).

Aquele que gere seu dinheiro com cuidado e confiando em Deus, sempre vai ter aquilo que é necessário para viver (Mateus 6: 25-34).

A bíblia ainda diz que quem é rico precisa ser generoso, enquanto o pobre não deve se invejar do rico, uma vez que o dinheiro não nos ajuda a entrar no céu.

Conclusão

Agora que você já sabe o que a bíblia diz sobre o dinheiro, não há motivos para se sentir mal ou culpado por querer melhorar sua situação financeira.

Mesmo porque, de acordo com a palavra, se bem administrado, o dinheiro pode servir para:

  • Suprir necessidades: é por conta do dinheiro que se pode suprir as necessidades próprias, para sobreviver e melhor servir a Deus nessa terra;
  • Ajudar outros: o dinheiro permite suprir também a necessidade do próximo, o qual devemos amar como a nós mesmos (2 Coríntios 8:14-15);
  • Realizar a obra de Deus: é possível usar o dinheiro para ajudar na obra de Deus, como construção, obras de piedade, instituições de caridade, etc.

Para saber mais sobre o que a Bíblia diz sobre o dinheiro, veja o vídeo do canal EconoMirna.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se um termo onipresente no mundo dos negócios e investimentos. Representando os critérios ambientais, sociais e de governança, o ESG é uma métrica utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das empresas. Mas, a grande pergunta que muitos investidores e interessados no tema…

    Ler Mais

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais