Qual o juros do empréstimo consignado? Entenda

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Saiba como encontrar as melhores taxas de juros do empréstimo consignado e como obter vantagens com essa modalidade de crédito!

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que permite que a pessoa faça um empréstimo com desconto na folha de pagamento ou contracheque, desde que siga os critérios necessários para a contratação.

Esse tipo de empréstimo é considerado seguro e mais barato, além de ser facilmente aprovado, pois os pagamentos são realizados de maneira automática, sem que haja a necessidade do cliente autorizar todo mês.

Se você ainda tem dúvida sobre o que é o empréstimo consignado, continue a leitura e conheça mais sobre essa modalidade de crédito.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

Apesar de cada vez mais popular entre os brasileiros, o empréstimo consignado não é disponibilizado para o público geral.

Afinal, essa modalidade de crédito é voltada para os seguintes casos:

  • Funcionários de empresas privadas;
  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Beneficiários Auxílio Brasil (Bolsa Família);
  • Beneficiários do Renda Mensal Vitalícia (RMV);
  • Servidores públicos federais civis;
  • Servidores públicos federais militares;
  • Servidores municipais e estaduais ativos;
  • Servidores municipais aposentados;
  • Servidores municipais pensionistas; e
  • Aposentados e pensionistas do INSS.

Atenção: As instituições financeiras que oferecem o crédito consignado não são obrigadas a oferecer para todos os grupos citados.

O empréstimo consignado se tornou uma das principais modalidades de crédito no Brasil, principalmente para aposentados, pensionistas e servidores públicos.

No entanto, a Lei n° 10.820/2003 também permite que empresas do setor privado solicitem o empréstimo consignado para seus funcionários, desde que seja feita uma parceria com alguma instituição financeira.

Essa modalidade de crédito é considerada mais segura para o tomador, isso porque, as taxas de juros são menores do que as cobradas no empréstimo pessoal, chegando a ser menos da metade.

É importante ressaltar que seu baixo risco de inadimplência torna os juros menores possíveis para os contratantes. 

Afinal, esse tipo de crédito é caracterizado pelo desconto automático das parcelas diretamente da renda do tomador, seja na folha de pagamento ou no contracheque.

Além disso, o valor que pode ser comprometido da renda, chamado de margem consignável, depende do que foi estabelecido pela lei, no caso de beneficiários do INSS e servidores públicos. 

Por exemplo, o INSS permite o desconto de até 45% da aposentadoria ou pensão para pagamento de crédito consignável, sendo só 35% para empréstimos. É dividido da seguinte maneira:

  • 35% destinados ao empréstimo consignado;
  • 5% destinados ao cartão de crédito consignado; e
  • 5% restantes são destinados ao cartão de benefício consignado.

Outro ponto é que há um limite de empréstimos consignados que podem ser contratados por esses grupos, esse limite é chamado de linha de crédito.

Seguindo com o exemplo do INSS, os beneficiários do órgão possuem 15 linhas de crédito, sendo 13 para empréstimo consignado e 2 para o cartão consignado, se houver margem livre para tal.

Qual o juros do empréstimo consignado?

As taxas de juros do empréstimo consignado podem variar de acordo com o tipo de empréstimo. No entanto, é possível ter uma ideia geral sobre as taxas praticadas.

A lei que regula a modalidade de empréstimo consignado, estabelece que para os aposentados e pensionistas do INSS a taxa de juros mensal máxima é de 2,14%.

Já para os servidores públicos, as taxas de juros do empréstimo consignado não podem ultrapassar 2,05% ao mês e o prazo para pagamento é mais extenso.

Quanto aos funcionários de empresas privadas, estes também podem usufruir do crédito consignado. Para isso é necessário que a empresa tenha convênio com um agente financeiro.

Qual banco possui a menor taxa de juros?

Os empréstimos consignados são oferecidos por várias instituições financeiras com taxas de juros diferentes, que podem ser atualizadas todos os dias.

No entanto, existe um órgão regulador que estabelece um limite máximo para as taxas de juros em contratos de empréstimos consignados. 

A taxa máxima é definida pela Lei 10.820/03, que regulamenta também os outros requisitos a serem seguidos por bancos e contratantes.

É complicado determinar qual instituição financeira oferece a taxa de juros mais baixa para consignação, pois há diversos fatores que podem influenciar esse cálculo.

Por exemplo, o mercado financeiro no Brasil, os pré-requisitos para cada grupo que tem direito à consignação, a taxa máxima estabelecida pela lei, além de alguns outros fatores.

Os bancos, por outro lado, costumam oferecer taxas de juros próximas ao limite permitido pela lei. Logo, quando for comparar entre os bancos, verifique a diferença de um para outro.

Mas, em resumo, o contratante deve ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET) da operação de empréstimo consignado, pois mostra o valor final que o cliente pagará após todos os encargos e tarifas serem somados à taxa de juros.
Além das taxas cobradas, a facilidade em concluir o processo, com certeza fará toda a diferença na operação.

Para saber mais sobre qual o juros do empréstimo consignado, veja o vídeo do canal Cássio Furlan Advocacia Previdenciária.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais