Como fazer um planejamento financeiro: 6 dicas

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Saber como fazer o planejamento financeiro é fundamental para manter suas finanças em ordem. Mas o que é necessário para realizar esse planejamento?

Mais do que só consultar SPC e saber sua atua situação, é importante entender como organizar sua vida financeira. No entanto, é comum encontrarmos pessoas que mal sabem o que planejamento financeiro significa na prática.

Sendo assim, se você é uma delas, neste artigo separamos um conteúdo completo para te ajudar a saber por onde começar. Continue a leitura e saiba mais!

O que é planejamento financeiro?

Para começar, vamos entender o que é planejamento financeiro. Em resumo, ele pode ser definido como uma ferramenta de administração financeira, seja pessoal, empresarial ou profissional.

Assim, ela pode ser usada como uma estratégia de análise, cuja principal função é auxiliar nas metas e objetivos financeiros.

Para isso, o planejamento se utiliza de um conjunto de estratégias, que delimitam as ações e práticas que você deve adotar na hora de se planejar.

Dessa forma, o planejamento funciona como um mapa, que traça todas as suas metas e o caminho adequado para atingi-las. Com isso, é importante destacar que o planejamento financeiro é um processo contínuo.

Ou seja, é importante que as metas e objetivos sejam delimitados com estratégias que auxiliam a atingir essas metas.

Para que serve o planejamento financeiro

Agora que você já sabe o que é o planejamento financeiro, podemos entender para que ele serve. Em suma, o principal objetivo é organizar as finanças pessoais de quem utiliza essa ferramenta.

Para isso, como já destacamos, é necessário criar planos de ação que consigam fazer com que suas metas sejam delineadas e atingidas.

A ferramenta, aliás, pode ser aplicada tanto para uso pessoal quanto profissional e empresarial. Assim, é possível reduzir contas e custos, além de realizar investimentos assertivos.

Com isso, é possível atingir suas metas e objetivos, sem comprometer o pagamento de contas ou quitação de dívidas.

Também vale destacar que o planejamento financeiro serve para que você tenha recurso suficiente para manter a qualidade de vida.

Como fazer um planejamento financeiro?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o planejamento financeiro, o próximo passo é entender como colocar esse conceito em prática. Isto é, como já destacamos, a ferramenta auxilia no controle orçamentário, pagamento de despesas e investimentos.

No entanto, para que isso seja possível, é essencial entender como utilizar essa ferramenta. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça sua situação atual

Em primeiro lugar, para construir o seu planejamento financeiro, é necessário entender sua atual situação financeira. Isso, na prática, vai te ajudar a organizar suas contas para realizar um planejamento mais eficiente.

A organização de contas é indispensável em todo e qualquer planejamento. Especialmente quando falamos de finanças, saber sua situação atual também ajuda a estabelecer melhores estratégias.

Uma boa alternativa para fazer isso é criar sua própria planilha de planejamento financeiro.

Por meio dela, você pode controlar melhor os gastos, custos e ganhos.

Isso ajuda a manter melhor o controle orçamentário e evitar que falte dinheiro no final do mês, além de ajudar nos investimentos e a poupar dinheiro.

Tenha objetivos e trace metas

Com suas contas organizadas, outro ponto importante no seu planejamento financeiro é criar objetivos e traçar metas.

Mas vale lembrar que ambos são coisas diferentes. O objetivo é criado com uma descrição do que você deseja atingir. No entanto, as metas são feitas para descrever como você medirá seu progresso, e o que é necessário para chegar mais próximo aos objetivos.

Sendo assim, é fundamental que seus objetivos também resultem em ações que possam ser executadas para que você os atinja.

Crie o hábito de investir

Com seus objetivos e metas traçados, outro ponto bem importante na hora de criar um bom planejamento financeiro é criar o hábito de investir.

Mas para que isso seja possível, é importante aprender mais sobre como investir seu dinheiro. Isto é, existem diferentes investimentos, cada um mais adequado para um perfil de investidor.

Em geral, esse perfil pode ser mais conservador, moderado ou arrojado. Tudo dependerá do conhecimento e valores que você dispõe para investir.

Assim, mesmo para quem tem pouco dinheiro sobrando no orçamento, o recomendado é criar o hábito de reservar valores para investir.

Dessa maneira, além de guardar e reservar valores para emergências, você ainda investe para gerar um aumento de renda.

Acompanhe e revise seus investimentos

Contudo, é importante que você não apenas saiba investir, como também acompanhe e revise seus investimentos. Isto é, um bom planejamento financeiro envolve revisar onde investiu seu dinheiro.

Logo após fazer uma aplicação, acompanhe os resultados e variações que ela apresenta. Em muitos casos, é comum que um investimento não apresente os resultados esperados.

Com isso, você deve tomar a decisão de manter o dinheiro no investimento feito ou reinvesti-lo para suprir perdas. Em todo caso, a decisão deve ser tomada considerando o acompanhamento feito e seu conhecimento.

Educação financeira

Por fim, também vale destacar a importância de aprender mais sobre finanças se você quiser criar seu planejamento financeiro. E isso só é possível por meio de uma boa educação financeira.

Não apenas sobre investimentos, como também sobre hábitos de poupar dinheiro, fazer renda extra ou reduzir custos. Tudo isso vai te ajudar a se manter focado em seus objetivos.

Aliás, é através da educação financeira que você aproveita de outros benefícios, como equilíbrio da saúde financeira, destinação correta de investimentos e corte de gastos desnecessários.

Em resumo, é o conhecimento e os conceitos da educação financeira o que auxiliará você a mudar sua relação com gastos e o dinheiro.

Conclusão

Com essas dicas, você já está pronto para começar o seu planejamento financeiro. Entretanto, vale lembrar que é importante continuar aprendendo para fazer desse planejamento algo ainda mais eficiente.

Dessa forma, com o planejamento financeiro adequado, você não apenas para de gastar onde não deve como também aprenderá a investir melhor seu dinheiro. Para seus objetivos de curto, médio e longo prazo isso é essencial.

Para saber mais sobre como fazer um planejamento financeiro, veja o vídeo do canal Gustavo Cerbasi.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais