Você é do tipo que se preocupa muito com a sua vida financeira? Se não, gostaria de começar a ter mais controle dos seus gastos? Saiba que é possível fazer isso com algumas mudanças de atitudes na rotina dentro de casa. Passos simples fazem muita diferença no orçamento no final do mês.
Se você tem uma família, então pode incluir os seus filhos. Um exemplo são as contas para menores de 18 anos, que são uma forma de os pais ajudarem no controle de gastos e, ao mesmo tempo, ensinar sobre independência financeira.
Dicas de educação financeira
Se você quer começar a ensinar para os seus filhos a importância de gastar com consciência, então fique atento às nossas dicas nos seguintes tópicos.
Recompensas
Você já deu uma recompensa para o seu filho após uma tarefa realizada? Se não, saiba que as recompensas são uma forma de ensinar para as crianças que se elas se esforçarem por algo, elas vão ter um retorno positivo.
É também uma forma de manter os seus filhos interessados na realização da tarefa e não apenas no término.
As formas de recompensas podem ser variadas. Os famosos cofrinhos em formato de porco ainda são utilizados, então você pode começar com moedas.
Após o término de uma tarefa — por exemplo, arrumar a cama ou guardar os brinquedos —, você pode dar uma quantia de moedas para o seu filho guardar no cofrinho.
Existe também a opção de cofrinho digital. É um banco de brinquedo que tem acesso a rede de internet, então a criança vai precisar utilizar um tablet ou celular.
No aplicativo do banco digital, a criança digita exatamente a quantia que está recebendo, isso ensina noção de valores.
Após informar o recebimento, a criança coloca o dinheiro no cofrinho, que mais parece um caixa eletrônico.
Punições
Se as recompensas são necessárias, as punições também precisam ser. Então, sempre que uma tarefa não for finalizada ou não estiver de acordo com as instruções dadas, você pode diminuir a quantia de dinheiro que costuma dar ou não dar o dinheiro.
Isso vai ensinar as crianças que toda atitude tem uma consequência, podendo ser negativa ou positiva.
As tarefas vão ser levadas mais a sério e o senso de responsabilidade e comprometimento serão desenvolvidos.
Assim, quando iniciar uma tarefa, por exemplo, arrumar o quarto, a criança vai saber que se não terminá-la corretamente haverá consequências das quais ela não gosta.
Caso seja um momento de ensinar consequências negativas, é importante conversar com o seu filho sobre isso e deixar claro o motivo de ele não estar recebendo a mesma quantia de dinheiro ou de não receber o que gostaria.
Decisões
Incluir os seus filhos nas decisões de gastos é mais fácil do que você imagina. Você pode ir ao mercado com ele com uma determinada quantia de dinheiro e pedir que ele escolha alguns produtos com a seguinte observação: não pode estourar o orçamento.
Esse tipo de lição vai mostrar para a criança como é importante pesquisar preços. Ela vai entender que alguns produtos são mais baratos que outros, e essa noção de preços e valores vai mudar a visão dela no futuro.
É importante conversar bastante durante esse processo para esclarecer quaisquer dúvidas.
Após as compras, você pode dar um feedback para a criança e falar o que você faria diferente, mas é importante dar total autonomia para ela.
O senso de responsabilidade só será gerado quando a criança se sentir dona ou pertencente de algo – nesse caso, ela pertence às tomadas de decisão, e o dinheiro pertence a ela.
Para saber mais sobre dicas de educação financeira, veja o vídeo do canal Primo Pobre.