O que é estar negativado: 5 consequências

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Você sabe o que é estar negativado? Consegue pagar suas contas em dia ou sempre fica com alguma pendência? Essa situação pode acontecer com qualquer um em uma fase difícil da vida, ou por não ter um bom planejamento e controle financeiro, gerando muita dor de cabeça.

Em uma pesquisa realizada pela Serasa em 2022, mais de 65 milhões de pessoas do país estão endividadas.

Esse quadro preocupante demonstra que muitos brasileiros passam por isso, e acabam tendo seus nomes e CPF negativados. Você está nesta situação? Descubra tudo sobre ter o nome sujo e aproveite as dicas para sair dessa. Veja a seguir!

O que é estar negativado?

Para estar negativado diante do mercado, ou com “nome sujo”, como o termo é popularmente conhecido, você precisa estar com uma dívida já vencida com alguma instituição.

Além disso, o credor precisa inscrever seu nome e CPF no cadastro no Órgão de Proteção ao Crédito. Pode acontecer com o atraso de diversas contas, por exemplo, cartão de crédito, financiamento, água, aluguel, entre outras.

Essa inscrição pode ser realizada a partir de 1 dia de atraso do pagamento, porém a maioria das instituições aguarda um período maior para dar a chance do consumidor quitá-la antes. Essa inscrição não é automática, ou seja, é a credora que deve executar esse pedido.

Entretanto, antes de negativar uma pessoa, as instituições devem enviar avisos ao consumidor endividado, avisando sobre o atraso do pagamento da conta e alertando sobre negativar o nome até uma determinada data.

Vale ressaltar que pode acontecer do usuário ter dívida pendente e não estar negativado. Isso porque é uma coisa diferente da outra.

Para estar com nome sujo, a empresa precisa te cadastrar na lista de inadimplentes dessas plataformas.

Quais são as consequências de ter o nome negativado?

São muitas as dificuldades que uma pessoa negativada terá no mercado. Afinal, ter o nome sujo é um grande alerta para outras instituições que você é um “mau pagador” e que há grandes chances de não cumprir com outro compromisso financeiro.

A partir dessa análise, surgem dificuldades em conseguir crédito no mercado, como:

  • Empréstimos;
  • Financiamento;
  • Nova conta-corrente em bancos;
  • Cartão de crédito;
  • Crediário em lojas.

Além de sofrer um processo judicial e obter complicações na vida pessoal. Outro ponto de atenção é quanto ao score de crédito, uma ferramenta que grande parte das instituições financeiras utilizam para analisar sua vida financeira quando você solicita um crédito, o qual é muito prejudicada com a negativação do nome.

Como reverter a negativação?

Se você se encontra nessa situação, existem ações que podem te ajudar a sair dessa e retirar seu nome da temida lista de inadimplentes do país.

Para te ajudar, selecionamos as seguintes dicas para te nortear nesse processo. Confira com atenção:

Consulte quais dívidas estão em atraso

Primeiro passo é fazer um pente fino em suas contas e verificar tudo o que está pendente em atraso, isso porque para limpar o nome é fundamental quitar essas dívidas.

Nas próprias plataformas dos birôs de crédito, você pode consultar seu nome e CPF para verificar quais são as dívidas e empresas que possuem pendências.

No geral, ao acessar a plataforma, procure o card de “consultar CPF”, faça o cadastro e após entre com os dados solicitados.

Confira as contas negativadas com atenção. Também pode ter possibilidade de renegociar as dívidas em algumas plataformas, sendo uma oportunidade para limpar o nome. Então, aproveite para verificar as propostas.

Faça um planejamento financeiro

Com esses dados em mãos, você precisa planejar suas finanças para conseguir geri-las com mais assertividade.

Faça uma lista com todas suas despesas, bem detalhadas com datas, valores e demais observações. Compare-as com sua renda, e distribua de maneira organizada para serem quitadas dentro do prazo de vencimento.

Se for preciso, elimine gastos com supérfluos para equilibrar as contas, além de deixar dinheiro sobrando para tentar renegociar as dívidas pendentes.

Quite suas dívidas

Como já mencionamos, nas próprias plataformas dos Órgãos de Proteção ao Crédito pode haver a possibilidade de renegociar as dívidas.

Caso não tenha essa oportunidade, busque entrar em contato diretamente com a credora e solicite uma negociação para quitar as pendências.

Muitas vezes, as credoras oferecem propostas para quitar as dívidas à vista, com ótimos descontos, como uma maneira para incentivar o pagamento e encerrar o problema.

Caso não tenha o valor total e queira aproveitar essa oportunidade, uma solução é buscar empréstimo para quitar sua dívida, aqueles especiais para pessoas negativadas, sem burocracia e perfeitos para o seu perfil financeiro.

Lembre-se de realmente só fazer um acordo que seja benéfico para você e que não prejudique suas finanças, com o objetivo de limpar o nome e ficar no azul, de maneira organizada e muito bem planejada.

Monitore seu nome e CPF

Durante a execução do seu planejamento financeiro, sempre procure monitorar seu CPF para evitar que o seu nome fique sujo novamente, a fim de acompanhar a evolução de suas ações e controlar qualquer problema que possa influenciar neste processo.

Para saber mais sobre o que é estar negativado, veja o vídeo do canal Mauro Benevenuto.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais