O que é nome sujo

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Muitas pessoas ficam com seus nomes sujos e não se importam com as consequências, pois elas podem não atingir em muitos momentos. Mas, quando a situação financeira aperta, o empréstimo mais simples de aprovação do mercado pode ser o maior desafio para você com o nome sujo. 

Além disso, o acesso aos cartões de crédito, uma das formas de pagamento mais utilizadas da atualidade, se torna estritamente restrito, sobrando recorrer às opções especializadas de cartão sem consulta.

O que é nome sujo?

Antes de te apresentar as consequências de ter o nome sujo, vamos te falar o que isso realmente significa e como seu nome pode acabar caindo na famosa lista dos negativados.

Resumindo, quando uma pessoa compra ou aluga um produto ou serviço e não paga no prazo estipulado pela empresa, ela nomeia a pessoa como negativada ou inadimplente. É onde estão hoje mais de 63 milhões de brasileiros, com dívidas acumuladas que dão um total de 253 bilhões de reais.

Quem coloca o nome do consumidor na lista dos negativados é a empresa para a qual ele deve dinheiro, que notifica os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, sobre o não pagamento no prazo.

Após a emissão desta notificação, os órgãos são obrigados por lei a enviar notificação aos consumidores sobre possíveis restrições, e os consumidores têm até 10 dias para compensar os pagamentos antes que seus nomes sejam realmente adicionados à lista de negativados.

Se você não fizer as correções dentro do prazo, sua reputação ficará suja e você começará a arcar com as consequências de ser incluído na lista de negativados.

Como saber se meu nome está sujo?

O Serasa é um órgão de proteção ao crédito, ele oferece um aplicativo disponível para você baixar e cadastrar com o seu CPF. A partir daí, você pode criar o acesso utilizando seu login e senha e consultar sempre que precisar ou tiver alguma dúvida sobre a aprovação do cadastro.

Além de mostrar quais débitos são devidos, também indicará qual empresa negou seu nome. Assim, você sabe que está em situação irregular e pode negociar a dívida para retirar a nota do seu CPF.

No app Serasa, você também pode visualizar seu score, que se trata de um indicador da sua saúde financeira. Que funciona em forma de pontuação, em uma escala de 0 a 1000, veja o que acontece na prática:

  • Quem tem pontuação de 0 a 300 pontos, é considerado de alto risco de inadimplência;
  • Para quem tem pontuação de 300 a 700 pontos, conta com risco médio e inadimplência;
  • Uma pontuação de 700 a 1000 pontos, sinaliza um risco baixo de inadimplência.

O score reúne os seus dados de pagamentos e dívidas acumuladas, e mesmo que você não esteja negativado, a empresa que avalia seu cadastro pode ter dificuldade em aprovar com base em um score baixo, temendo que você não consiga continuar de forma adimplente.

Quais são as consequências de ter nome sujo?

Estar com o nome sujo significa estar condenado a passar uma gama de situações muitas vezes embaraçosas e desagradáveis. Uma pessoa com o nome negativado, em termos gerais, significa que você possui alguma conta que não pagou, não está em dia ou não se preocupa com o bom comportamento financeiro.

Contudo, essa imagem é vista de fora e, e com isso, infelizmente mesmo os contratempos não podem ser ignorados no processo burocrático. A valorização dos registros faz parte do trabalho diário de bancos, construtoras e comércios. Podemos citar as seguintes principais consequências de estar com o nome sujo:

  • É muito mais difícil conseguir um empréstimo;
  • Enfrenta muita dificuldade para abrir crediário em lojas;
  • Conta com empecilhos para fazer financiamentos, seja para comprar uma casa, carro ou qualquer outro bem, até mesmo quando existe saldo no FGTS, nos financiamentos de imóveis;
  • Passa por dificuldades para abrir conta-corrente e ter acesso aos cartões de crédito. Além disso, quem já possui conta, pode ter o cheque especial cancelado ou bloqueado pelo banco.

Como limpar o nome?

O normal, é o consumidor ser notificado pelo órgão de proteção ao crédito, como já falamos, o que acontece geralmente por carta. Nesta notificação, além do prazo de 10 dias para quitar sua conta, tem a empresa que você deve o órgão de proteção ao crédito responsável.

Com isso, você pode entrar em contato com o protetor de crédito e negociar a sua dívida e conseguir desconto para limpar o nome. No caso do Serasa, existe o Feirão Limpa Nome Serasa, onde as empresas estão dispostas a negociar as dívidas com até 90% de desconto em alguns casos.

Para saber mais sobre o que é nome sujo, veja o vídeo do canal Mauro Benevenuto.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Estar endividado pode ser uma situação angustiante, especialmente quando as dívidas se acumulam e os juros transformam pequenos atrasos em grandes problemas financeiros.  Nesse contexto, um empréstimo pode ser a solução ideal para organizar as finanças e aliviar o peso das dívidas.  Mas, como utilizar um empréstimo de forma eficaz para sair do endividamento sem…

    Ler Mais

  • Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Você já parou para pensar como uma proposta pode fazer a diferença na hora de apresentar seu produto ou serviço? A proposta não é somente um documento que serve para formalizar seu trabalho. Se bem construída, ela é a chance de convencer um potencial cliente sobre o valor da sua empresa. Por isso, nesse artigo…

    Ler Mais

  • Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Os gastos com medicamentos têm sido uma preocupação crescente para as famílias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em alguns anos os custos com remédios atingiram o patamar de 33,7% das despesas com saúde. No ano passado, uma pesquisa feita pela Pesquisa IPC Maps, da IPC Marketing Editora, mostrou que…

    Ler Mais