Quanto custa em média um plano de saúde: 3 casos

Autor:

Publicado:

Atualizado:

É essencial saber quanto custa em média um plano de saúde antes de contratar um.

Não à toa, mais de 1,5 milhão de pessoas passaram a ter um plano de saúde nos últimos 12 meses, segundo levantamento do banco Citi, com base nos dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

O aumento levou os planos de saúde a fecharem agosto de 2022 com 49,9 milhões de beneficiários, prestes a voltar a marca de 50 milhões de pessoas, recorde alcançado em 2014.

Mesmo a preocupação com a saúde, muitas pessoas podem ficar em dúvida por conta dos valores dos planos de saúde, aqui vamos mostrar quanto custa, em média um convênio. 

Quanto custa em média um plano de saúde?

Um levantamento da CNN Brasil, também feito com base nos dados da ANS, apontam que o valor médio de um plano de saúde com cobertura ambulatorial e hospitalar é de R$ 800.

Os valores podem variar de acordo com as coberturas, tipos de planos e faixas etárias dos beneficiários. 

Uma pessoa que contrata um plano de saúde empresarial como MEI para si e sua família, por exemplo, pode pagar cerca de 40% do que se comprasse um plano de saúde familiar ou individual, de acordo com a ANS.

Há ainda outras formas de economizar com o plano de saúde, falaremos sobre isso ao longo do texto. 

Como economizar com plano de saúde? 

Se você deseja encontrar um plano de saúde que caiba no seu bolso e atenda as suas necessidades, separamos algumas dicas úteis para te ajudar a baratear o seu plano, sem perder em qualidade e cobertura, confira as dicas abaixo:

Conheça as suas necessidades de saúde 

Uma dica fundamental para economizar com plano de saúde é conhecer as suas necessidades de saúde.

Assim, você contrata um plano que tenha as coberturas que você precisa e evita pagar por serviços que você não deve utilizar. 

Para isso, avalie o histórico de saúde das pessoas que serão incluídas no plano. Veja quais são as especialidades e serviços mais utilizados nos últimos anos.

Pense também no futuro, se você deseja ter um filho em poucos anos, adiantar a contratação de um plano com obstetrícia é uma boa ideia, por exemplo. 

Contratar um plano de saúde que tenha somente as coberturas que você precisa é forma de garantir preço justo e melhor custo-benefício.

Opte pelo plano de saúde empresarial 

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o plano de saúde empresarial não é restrito a grandes empresas.

PMEs (pequenas e médias empresas) e MEIs (microempreendedores individuais) tem acesso a opções de planos com boas coberturas e preços acessíveis para o seu orçamento. 

Há planos de saúde empresariais de duas ou três vidas voltados para pequenos empreendedores, que permitem a inclusão de familiares como dependentes no plano.

E além de pagar, em média, 40% menos do que em um plano de saúde familiar, as coberturas oferecidas também são melhores. 

Opte pela abrangência regional 

Um fator que pode encarecer o valor do plano de saúde é a abrangência. No mercado, consumidores podem encontrar planos com abrangência regional, nacional e internacional.

Os planos com abrangência regional garantem atendimento apenas na cidade do beneficiário e regiões próximas. 

O plano com abrangência nacional garante cobertura em todo o país, e o de abrangência internacional possibilita atendimento em países no exterior.

A abrangência nacional ou internacional pode encarecer muito o seu plano de saúde. 

Então se você não viaja muito, uma boa dica para economizar é contratar um plano com abrangência regional, que já será suficiente para as suas necessidades. 

Pesquise bastante antes de contratar

Uma dica indispensável para economizar é pesquisar! A pesquisa pode te ajudar a conhecer os melhores planos, avaliar coberturas e valores.

Também é importante checar informações sobre a qualidade dos serviços. A ANS disponibiliza um ranking sobre a atuação das operadoras, sites como o Reclame Aqui também classificam as empresas com base nas avaliações das empresas. 

Dessa maneira, você pode ter uma noção da qualidade do serviço e fazer uma lista com as melhores operadoras.

A partir disso, você pode começar a cotar planos, verificando valores e coberturas inclusas. Dessa maneira, você terá diversas opções para contratar um plano de saúde com bom custo-benefício. 

Negocie para chegar a um valor mais vantajoso 

Com as cotações em mãos, você pode tentar uma negociação com as principais operadoras para conseguir uma proposta ainda mais econômica do seu plano de saúde.

Assim, basta você pode pegar os orçamentos de outras operadoras e negociar um desconto, provavelmente o plano aceitará, já que ninguém deseja perder cliente para o concorrente. 

E além de negociar melhores valores, você pode negociar a inclusão ou retirada de coberturas.

Essa é uma maneira de ter mais autonomia para personalizar o seu plano de saúde, adequando as suas principais necessidades e retirando serviços que você provavelmente não usaria. 

Com as nossas dicas, você pode encontrar um plano de saúde mais barato e com todas as coberturas que você precisa.

Foque no melhor custo-benefício, não apenas no preço, para encontrar o melhor modelo de convênio médico para você e sua família.

Para saber mais sobre quanto custa em média um plano de saúde, veja o vídeo do canal Elton Fernandes Advogados.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais