Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

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Você já parou para pensar como uma proposta pode fazer a diferença na hora de apresentar seu produto ou serviço? A proposta não é somente um documento que serve para formalizar seu trabalho. Se bem construída, ela é a chance de convencer um potencial cliente sobre o valor da sua empresa.

Por isso, nesse artigo vamos entender a fundo como construir uma boa proposta que pode aumentar as suas chances de conversões e fechar mais negócios.

Importância de uma proposta bem elaborada

Uma proposta funciona como uma apresentação do seu serviço na hora de vendê-lo para algum potencial cliente. É nela que você irá demonstrar o valor do seu produto ou serviço e construir a confiança, revelando profissionalismo e organização ao seu cliente.

Além disso, nela você pode destacar seu negócio sobre os concorrentes, destacando os pontos fortes e os diferenciais. E no final, toda essa organização ajudará o cliente a ter uma melhor visão das informações e do possível resultado.

Não podemos esquecer que a proposta também serve para alinhar as expectativas do cliente, onde você irá deixar claro os objetivos, possíveis resultados e valores financeiros, para que tudo seja bem definido e não ocorra nenhuma frustração ou desavença.

Modelos Personalizados: A Chave para o Sucesso

Os modelos pré-formatados, também chamados de “templates”, são como roteiros base do que sua proposta deve ter, mas que são adaptados para cada proposta.

Por exemplo, você tem uma empresa de arquitetura e na mesma semana atendeu 4 clientes que querem orçamento para um projeto residencial. Ao invés de você ter que criar essas 4 propostas do zero, você pode usar um modelo de proposta de arquitetura pronto, com toda a base já pré-construída, com seções sobre a empresa, metodologia, cronograma, portfólio e investimento.

Com isso, é só mudar as questões específicas e personalizar de acordo com o projeto de cada cliente. Assim, você terá um serviço consistente, com a mesma identidade visual e estrutura em todas as propostas, além de melhorar a eficiência, flexibilidade e profissionalismo seu ou da sua equipe de vendas.

O Poder das Propostas Online

Com a era digital, também surgiu a possibilidade de enviar propostas online. Esse tipo de proposta, diferente de modelos PDFs que são mais ultrapassados ou até mesmo de propostas impressas, surgem para otimizar seu serviço e trazer ainda mais impacto.

Com esse tipo de proposta, você gera um link da sua proposta que pode ser enviado por onde você quiser: WhatsApp, E-mail, Telegram, Instagram ou qualquer seja seu canal de venda. Esse link se comporta como se fosse um website, onde a pessoa terá acesso às informações necessárias de forma rápida, prática, profissional e personalizada.

Além disso, as propostas online também podem ser integradas com outras ferramentas de gestão, como por exemplo, CRM e e-mail marketing. Assim, são muito mais flexíveis para trabalhar ao invés de PDFs engessados ou ter que imprimir vários papeis e ter que se deslocar até o cliente ou fazer este se deslocar até você para ver.

Ainda, há softwares de gestão de proposta, como o Proposeful, que permitem que você acompanhe quando o cliente viu a sua proposta e quanto tempo passou em cada seção dela – incluindo o preço. 

Isso ajuda na hora de ver os pontos que mais chamaram atenção do cliente na hora de fazer um follow-up direcionado.

O Impacto no Cliente

Entregar uma proposta bem elaborada ao cliente impactará diretamente na experiência dele. Recebendo um documento de alto valor profissional e personalizado de acordo com as necessidades deste, ele se sentirá reconhecido e compreendido, 

Com isso, você terá mais chances de ter um negócio bem sucedido, com um novo cliente defensor da sua marca.

Dicas para a apresentação da sua proposta

  • Concentre-se nos benefícios para o cliente: Mostre como seu produto ou serviço irá resolver os problemas dele e gerar os resultados que ele espera.
  • Use uma linguagem clara e objetiva: Evite jargões técnicos e termos complexos. Não queremos ninguém confuso, né?
  • Seja conciso: Vá direto ao ponto e evite informações desnecessárias.
  • Inclua um call to action claro: Incentive o cliente a assinar a proposta.
  • Acompanhe os resultados: Analise as métricas para identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

Conclusão

Apresentar boas propostas, impactantes e personalizadas, pode parecer desnecessário em primeira instância. Mas vimos como isso é um investimento que pode mudar o rumo do seu negócio e fazer com que você feche ainda mais negócios, rumando para o sucesso.

Ao usar ferramentas online templates personalizados, você poderá otimizar o tempo da sua equipe e priorizar ainda mais a qualidade do seu serviço. Assim, você tem mais chances de fechar seus negócios e construir um bom relacionamento com seu cliente.

Investir em uma boa proposta é um investimento no sucesso do seu negócio. Ao utilizar ferramentas online e templates personalizados, você pode criar propostas mais eficazes, aumentar suas chances de fechar mais negócios e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

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