Como economizar no fim do ano: 5 dicas

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Com a aproximação do fim de ano, as famílias já esperam um maior número de despesas nos próximos meses. Além das compras de Natal, há também despesas envolvendo as festas de fim de ano, viagens e as primeiras despesas do ano que se aproxima. Justamente por isso todo mundo quer encontrar formas de economizar.

Uma das dicas mais repetidas é sempre procurar comprar com desconto nos presentes de Natal, utilizando cupons ou serviços de cashback. Porém, existem outros conselhos que permitem fazer uma economia valiosa nesse período.

Como economizar no fim do ano?

Confira as dicas a seguir.

1. Planeje-se para os gastos de fim de ano

Planejamento também é sinônimo de economia. Por isso, já prevendo o maior número de gastos nessa época do ano, é interessante montar um planejamento específico para as festas desse período.

Isso começa, primeiro, entendendo qual é a sua situação financeira. Veja quanto você tem disponível para gastar, levando em conta as outras despesas mensais (como conta de água, luz e internet, além da compra de mantimentos) e também se você irá receber o 13º salário, que pode ser bem útil.

A partir disso, crie o orçamento, detalhando a quantia que pode ser destinada a gastos específicos, como roupas, presentes e itens para as festas de fim de ano. Lembre-se de não gastar além do que você tem disponível, sendo recomendado também separar parte do montante para eventuais imprevistos, evitando, assim, ficar no prejuízo.

2. Lembre-se dos impostos do início do ano

Fim de ano não deve ser entendido apenas como um momento para gastar com presentes e festas. Para começar o ano que se aproxima com a saúde financeira em dia, é fundamental recordar que o início do ano também é um período que apresenta uma série de gastos específicos.

Um deles são os impostos  anuais, como IPVA e IPTU, que são cobrados a partir de janeiro. Também é importante lembrar-se de outras despesas, como renovação de matrícula em escola, compra de material escolar e o tradicional reajuste de preços dos serviços. No planejamento citado acima, adicione também essas despesas, certificando-se de que você ficará coberto para pagá-las.

3. Não faça compras de última hora

Com a aproximação de datas comemorativas, como é o Natal, é comum que os preços dos produtos fiquem maiores nos dias que antecedem a data. Para evitar encontrar preços maiores, a melhor coisa que pode ser feita é comprar os presentes com bastante antecedência, evitando, assim, até mesmo a dor de cabeça de enfrentar longas filas.

Uma boa dica é aproveitar a Black Friday, que acontece no fim de novembro, para já fazer as compras de Natal. Como ela oferece uma diversidade de promoções e preços mais baixos, é uma ótima oportunidade de conseguir tudo o que precisa, gastando bem menos.

4. Explore os cupons de desconto e serviços de cashback

Inclusive, para tornar as compras ainda mais baratas, não tenha medo de explorar serviços de cashback e aproveitar os cupons de descontos. Esses são dois mecanismos que ganharam força no e-commerce nos últimos anos, sendo bem aceitos e utilizados pelo público.

No caso do cashback, é necessário se cadastrar em um site ou aplicativo que preste esse tipo de serviço. Com isso feito, ao acessar a loja de um site parceiro, é possível ter parte do dinheiro devolvido ao realizar uma compra. Esse dinheiro pode ser guardado para compras futuras ou até mesmo transferido para a conta corrente da pessoa.

Já os cupons de descontos podem ser encontrados em sites específicos que oferecem esse levantamento. Neles, basta pesquisar quais os cupons disponíveis na loja que pretende fazer a compra. Depois, copie o código do cupom e coloque no espaço indicado ao fechar a compra na loja, aplicando o desconto.

5. Prepare-se para as viagens

Esse também é um período marcado por viagens, seja para passar o Natal com a família em outra cidade, aproveitar o Réveillon em outro lugar ou descansar no período de férias das crianças. Portanto, também é importante se planejar para as despesas que a viagem irá demandar.

Por exemplo, a ideia é viajar de avião e ficar em hotel ou pousada? Procure fazer o planejamento com bastante antecedência: você certamente irá pagar mais se for adquirir as passagens perto da data da viagem. O mesmo pode acontecer para a estadia, sendo que ainda há o risco de não encontrar mais vagas para os dias que tinha planejado.

Caso a viagem seja de carro, é importante fazer a revisão do veículo para assegurar que está tudo em ordem e a viagem possa ser feita tranquilamente. Entretanto, a revisão também é uma despesa que deve ser colocada na ponta do lápis.

Para saber mais sobre como economizar no fim do ano, veja o vídeo do canal Cíntia Marques.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se um termo onipresente no mundo dos negócios e investimentos. Representando os critérios ambientais, sociais e de governança, o ESG é uma métrica utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das empresas. Mas, a grande pergunta que muitos investidores e interessados no tema…

    Ler Mais

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais