Investir em casas para alugar: 4 dicas

Autor:

Publicado:

Atualizado:

O momento atual é apropriado para investir em casas para alugar. Afinal, a procura por imóveis para locação está crescendo no Brasil nos últimos anos. Esse aumento estimula proprietários e especialistas no segmento imobiliário, já que o período é de incertezas para a economia nacional.

O mercado de moradia e construção, em contrapartida, conta com boas perspectivas. Portanto, segue valendo a pena investir em casas para alugar, uma alternativa também para variar os negócios em um momento instável.

Além de ser um modo seguro e tradicional de investir, interessados em adquirir imóveis para alugar podem tirar proveito dessa situação. A partir deste movimento, torna-se possível assegurar renda sem a necessidade de abrir mão da propriedade.

Segundo o Índice Fipezap, registrou-se elevação no valor do aluguel de casas no Brasil. E, provavelmente, você já deve ter ouvido a máxima de que investimento seguro é investir em imóveis. E a hora de comprar é agora! Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais informações a respeito. Quer saber mais? 

Qual o melhor investimento para comprar um imóvel?

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há um déficit habitacional de mais de 5 milhões de casas no Brasil (CBIC Dados, Fundação João Pinheiro; Déficit Habitacional no Brasil, 2015).

Essa questão, aliada ao crescimento da população, desencadeia uma alta considerável na busca por imóveis. O impacto desse crescimento da procura é a valorização dos empreendimentos já existentes. Isso porque os grupos da área não possuem capacidade de comportar toda a demanda em um curto espaço de tempo, sobretudo, pós-pandêmico.

E a própria pandemia tornou ainda mais interessante investir em casas para alugar. As pessoas passaram muito mais tempo do que costumavam em seus lares e a escassez de espaço nos apartamentos despertou essa vontade em milhões de pessoas.

E, alguns fatores potencializam ainda mais essa insatisfação com um imóvel pequeno e limitado em centros urbanos, como projetos de arquitetura diferenciados e alinhados com os mais variados perfis.

Vale salientar que investir em casas para alugar é muito utilizado para ampliar o portfólio de investimentos e diminuir os riscos para o interessado em investir. Mesmo quem tem o costume de investir na Bolsa de Valores tende a reservar parte do capital para imóveis. Seja de modo direto, comprando um imóvel próprio, ou indireto, via fundos imobiliários.

Quais são as vantagens de investir em casas para alugar?

Sem dúvida, o questionamento é: será que vale a pena investir em casas para alugar atualmente? Se você possui dinheiro para aplicar em algum negócio nesse momento, a resposta é positiva.

A razão é muito simples, os principais fundos de investimento apontam juros baixos. Se o pegar a mesma quantia e construir imóveis para locação pode faturar duplamente. Inicialmente com o valor do aluguel todos os meses e a médio prazo com a valorização da residência. Portanto, esse é um tipo de negócio que traz resultados imediatos e futuros.

E como citado anteriormente, a adesão por casas está crescendo em praticamente todas as regiões. A crença é que pessoas nas metrópoles tendem a optar por apartamentos pela praticidade.

Entretanto, essa preferência está mudando desde que as medidas de restrições foram implementadas. Com as novas formas de trabalho híbrido ou em casa, as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida em seus lares. E dependendo da estrutura oferecida, uma casa sempre pode ser mais interessante do que um apartamento.

Procure por casa em São Paulo e outras cidades

Se nas cidades grandes essa busca por casas está crescendo, o panorama se repete nos municípios de pequeno e médio porte. Nesses locais, a cultura local já é de optar por alugar uma casa até mesmo pela maior oferta desses imóveis.

Além disso, famílias com crianças ou casais que pretendem ter filhos sempre vão desejar ter um espaço extra para brincadeiras e a promoção do bem estar infantil. 

Por isso, esse é um ponto de virada bastante interessante para o mercado imobiliário nacional que está assimilando novas tendências e pode favorecer muito quem pensa em investir em casas para alugar.  

Como investir em casas para alugar?

No entanto, é indispensável avaliar bem a região, o imóvel e o mercado antes de assumir um compromisso longo e investir seu dinheiro.

1. Localização privilegiada

A proximidade a serviços públicos e particulares, como instituições de ensino, comércio, farmácias, mercados, padarias, restaurantes, parques, etc, deve ser prático e rápido. Áreas em que novos projetos estruturais estão acontecendo são boas apostas e contam com potencial de valorização.

Neste caso, você poderia investir em casas para alugar perto de novas universidades, estradas asfaltadas, polos turísticos, centros comerciais, parques, entre outros. 

Além disso, é essencial entender a atmosfera local e se ajustar ao público-alvo deste novos empreendimentos. Por exemplo, uma universidade tende atrair pessoas mais jovens e de várias partes do país.

2. Valor de compra

Se há gente interessada em adquirir, também há quem queira se desfazer de imóveis. Neste cenário, é possível encontrar bons negócios com valores abaixo do preço praticado na região.

Em determinadas ocasiões, a família está precisando de dinheiro, o imóvel já não atende as necessidades ou está precisando de reparos. Em contrapartida, a localização e o valor mais atrativo podem significar um bom negócio.

3. Estrutura

Investir em casas em bairros nobres também exige um bom olho para evitar dores de cabeça. Residências que duram mais podem representar economia de manutenção e menos depreciação. Ou seja, uma casa bem feita tem tudo para gerar um retorno duradouro e com poucas reformas.

4. Perfil do cliente

Outro ponto muito importante é compreender e estar alinhado ao padrão da região e ao perfil do locatário. Esse fator também pode interferir no seu plano de permanência ao decidir investir em casas para alugar.

Quando se pensa em um imóvel, a tendência é ser algo a longo prazo. E a relação entre o dono do local e quem está alugando se estenderá por todo esse tempo. Por isso, essa percepção é fundamental para estar satisfeito com o negócio realizado.

Quais são os tipos de casas em que se pode investir?

Há diferentes tipos de casas em que se pode fazer um bom negócio atualmente desde que se adequem à região em questão. Para aproveitar as boas oportunidades é necessário pesquisar e estar atento ao que acontece no mercado local, estadual e nacional.

A lista de modelos de casas é gigantesca, desde cabanas, casas inteligentes, casas em loteamento populares, casas de campo, casas compactas e até residências de veraneio. 

Além disso, a dinâmica local também pode sugerir adaptações para valorizar o seu investimento como aluguel de quartos, repúblicas, lares para famílias, jovens, casais sem filhos, casais idosos, entre tantas outras possibilidades.

Esse amplo campo para explorar também torna muito possível achar um imóvel que forneça boa perspectiva de valorização e que ainda atinja um preço satisfatório para sua locação.

Para saber mais sobre investir em casas para alugar, veja o vídeo do canal James Doorman.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    ESG Ainda em Alta? Entenda a Tendência dos Investimentos

    Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se um termo onipresente no mundo dos negócios e investimentos. Representando os critérios ambientais, sociais e de governança, o ESG é uma métrica utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das empresas. Mas, a grande pergunta que muitos investidores e interessados no tema…

    Ler Mais

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais