O que é conciliação bancária? 2 pontos essenciais

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Entender o que é conciliação bancária é essencial para saber o que entra e o que sai da empresa, permitindo organizar as finanças de forma eficaz.

Em suma, a ideia de ser seu próprio patrão é muito tentadora. Afinal, todo mundo já precisou aguentar algum tipo de desaforo do chefe em prol de manter o emprego para poder pagar as contas.

Isso só faz com que a pessoa queira mais ainda se livrar desse tipo de trabalho.

Em um país onde 52% dos trabalhadores já sofreram assédio moral em algum momento, é normal que o desejo de empreender seja grande.

Mas, quem vai ter essa mudança de vida precisa ter em mente que ela está bem longe de ser simples.

Pois, ser dono de uma empresa é muita responsabilidade. Quando você se vê cuidando de uma empresa, nos primeiros momentos, vai perceber que múltiplas tarefas vão passar por você.

Enquanto a empresa não cresce, você vai cuidar de praticamente todos os departamentos, isso inclui marketing, vendas, e claro, as finanças.

A parte financeira obviamente é a mais complexa. Afinal, se você não souber como organizar essa área direito, você não tem como saber como anda a saúde financeira do seu negócio.

Desde o dinheiro que sai ao que entra, comprometendo a sua organização, e permitindo que você cometa erros que possam levar à falência.

Por isso, temos que alertar para a importância da conciliação bancária.

Muitas pessoas podem não reconhecer essa prática pelo nome, mas se você quer que a sua empresa esteja sempre com as contas em dia, e que você saiba de tudo o que entra e o que sai dela, é essencial que você entenda como essa prática funciona e qual a importância dela para a sua empresa.

O que é conciliação bancária?

De forma resumida, conciliação bancária é o levantamento de todo o dinheiro que é movimentado pela empresa.

Uma empresa tem contas, precisa pagar fornecedores, salários e todo o tipo de compromisso financeiro.

Mas, ao mesmo tempo, para que a empresa funcione é preciso que dinheiro entre.

Então, a conciliação bancária é o trabalho para fazer com que os dois lados, o dinheiro que entra e o que sai, estejam devidamente catalogados.

Assim, você vai ter ciência se você está lucrando ou ficando no prejuízo.

Outra utilidade é saber se o dinheiro que você recebeu realmente entrou na sua conta bancária.

Por exemplo, você tem um negócio e recebe alguns pagamentos através do cartão de crédito de clientes.

Você vai pegar as entradas da sua conta e comparar com os extratos dos pagamentos via cartão. Assim, terá a certeza de que o dinheiro realmente terminou no lugar certo.

Esse tipo de comparativo também é parte da logística da conciliação bancária e é essencial para você ter certeza de que não está recebendo nenhum tipo de golpe, e que todas as suas vendas estão resultando em dinheiro real para você.

Qual a importância da conciliação bancária para a empresa?

É essencial que todo empresário aprenda desde muito cedo a importância de ter as contas todas em dia.

Alguns levam isso tão a sério que terceirizam o trabalho de conciliação bancária.

E o que não falta são empresas que prestam esse tipo de serviço, como a Bitis Sistema de Gestão Online. A ideia de contratar uma empresa profissional para lidar com isso, é porque muitas vezes pode ser muito confuso reunir todos os dados necessários.

Se você trabalha com vendas com múltiplas formas de pagamento, pode ser um verdadeiro desafio alinhar e garantir que cada centavo veio de onde deveria vir, e que ninguém pagou a menos e que todas as contas batem.

Porém, esse tipo de sabedoria se faz necessário principalmente pelo fato de que, sabendo que sua empresa está andando bem, você pode planejar os próximos passos de forma mais organizada.

Só é possível trabalhar a previsão financeira de uma empresa através dos dados do presente, e fazer uma precisão financeira pode definir o que acontece com o futuro do seu negócio.

Afinal, como você vai saber se precisa investir mais? Se você tem condições de investir mais?

Perguntas como essas só são respondidas quando você está totalmente ciente do que sua empresa está fazendo. Assim, você pode se organizar para saber o que pode fazer para garantir um futuro próspero.

Conclusão

Em resumo, abordamos o conceito de o que é conciliação bancária. Assim, é essencial para que a sua empresa possa estar ciente sobre a própria realidade, garantindo que todas as contas estão em dia.

E felizmente você pode tanto fazer isso você mesmo, quanto também contratar serviços de terceiros para garantir que tudo seja feito da forma mais profissional possível.

Por fim, a ideia de usar um sistema de conciliação bancária é ótima, pois, automatiza todo o processo e diminui as chances de erro humano.

Para saber mais sobre o que é conciliação bancária, veja o vídeo do canal TecnoSpeed TI.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais