Quando financiamento vale a pena? 10 motivos

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Entenda quando financiamento vale a pena, mesmo se as taxas de juros não estejam tão atrativas.

Um financiamento é uma maneira de contratar crédito, isto é, ele é um jeito de conseguir capital para quem precisa de dinheiro para alcançar algum objetivo.

O mesmo é um contrato estabelecido entre uma pessoa (física ou jurídica) com uma instituição financeira que pode emprestar o valor.

Afinal, existem situações em que necessitamos recorrer a um financiamento, seja para comprar um imóvel ou para comprar um carro, por exemplo.

Certamente, no cenário atual marcado por incertezas na economia, inflação e a taxa Selic, é preciso analisar quando financiamento vale a pena.

Quando financiamento vale a pena?

Em suma, vale a pena fazer o financiamento quando as certezas do presente são maiores do que as incertezas futuras.

Isso quer dizer que, ao se comparar os valores que temos hoje com o aumento do preço do imóvel no futuro, já se tem a resposta de quando financiamento vale a pena, o agora.

De modo geral, muita gente se preocupa apenas com a taxa Selic. Logo, se estiver alta, acreditam que não seja o momento certo para financiar um imóvel, mas, não é bem assim.

Primeiramente, é preciso entender que mesmo que o custo seja alto no cenário econômico, é ainda aconselhável que se opte por um financiamento imobiliário.

Assim, se você tem interesse e condições de fechar um financiamento, faça-o e não espere as incertezas do futuro.

Isso porque, mesmo com a previsão de quedas nos juros, ninguém garante que os preços dos imóveis ficarão congelados.

Dessa maneira, o valor de uma casa ou de um apartamento pode aumentar, mesmo que abaixe o valor dos impostos sobre as operações de créditos. Percebeu a razão de não deixar o financiamento para depois?

Qual a vantagem de financiar um imóvel?

Certamente, conquistar a casa própria é sonho de muita gente e um dos meios mais seguros para essa realização é através do financiamento imobiliário.

Contudo, é preciso entender o seu momento para saber quando financiamento vale a pena.

Afinal, você pode precisar de um fiador para conseguir fazer o financiamento. E em alguns casos, quem tem financiamento pode ser fiador, mas, isso depende da instituição financeira.

Apesar disso, infelizmente, é muito comum que as pessoas ainda tenham medo de financiar a compra de um imóvel.

Isso acontece porque fazer um financiamento é assumir um compromisso a longo prazo, mas, é preciso avaliar se a necessidade e vantagem compensam.

Com o propósito de valer a pena, é necessário que a decisão de financiar um imóvel seja pautada em um bom planejamento financeiro.

Logo, planejar suas finanças e definir suas reais necessidades e possibilidades é essencial antes de decidir financiar um imóvel.

Assim, para saber quando financiamento vale a pena, saiba suas condições econômicas, o valor do imóvel que você quer financiar e os valores das parcelas que você pode pagar. Pois, estas são questões muito importantes.

Conforme você for planejando, entenderá que o financiamento de um imóvel não é o vilão do seu orçamento, mas, a solução para realizar o seu objetivo de comprar um imóvel.

A não ser que você tenha um valor para comprar à vista, o que a maioria das pessoas não possuem, geralmente, é preciso recorrer a um financiamento imobiliário.

Assim, após avaliar sua necessidade, suas condições e for possível fazer um financiamento, pode ser que seja uma forma de comprar um imóvel.

Decerto, o financiamento imobiliário possui vários benefícios, sendo um dos maiores: otimização de tempo para a realização do sonho da sua casa própria.

Além disso, hoje, as principais linhas de crédito se encontram cada vez mais facilitadas e menos burocráticas, e isso resulta em uma compra mais acessível para todos.

Vantagens de financiar um imóvel

Caso sua necessidade seja financiar um imóvel e ainda tenha dúvidas, veja se o financiamento de um imóvel vale a pena.

  1. Você não precisa esperar anos para ter sua casa ou seu apartamento dos sonhos;
  2. Fica livre do aluguel de uma vez por todas;
  3. Benefício de poder morar imediatamente no imóvel após o financiamento;
  4. Possibilidade de pagar o financiamento usando o FGTS;
  5. Financiar um imóvel é um investimento totalmente seguro para o futuro;
  6. Através do financiamento, a compra do seu imóvel acontece com maior segurança e menos riscos;
  7. Grande prazo para quitar o valor do imóvel;
  8. Possibilidade de escolher o imóvel onde desejar;
  9. Você poderá vender o imóvel por um valor até superior ao da compra;
  10. É possível antecipar as parcelas do financiamento de acordo com suas condições.

Contudo, mesmo que existam muitas vantagens em financiar um imóvel, o tempo e condições financeiras de cada pessoa dita se é uma boa ideia ou não.

Assim, entenda seu momento para entender quando financiamento vale a pena dentro do seu contexto econômico.

Quando vale a pena financiar um veículo?

Primeiramente, entenda que vale a pena financiar um veículo quando no financiamento é possível comprar o carro com uma taxa de juros mais atrativa.

Afinal, isso quer dizer que a pessoa paga menos pela linha de crédito.

Por isso, para fazer uma boa escolha, basta considerar dentre as diversas opções de financiamento, o que mais tem vantagens e que sejam seguros.

Desta forma, opte sempre por bancos e instituições financeiras reconhecidas no mercado.

Outra questão que mostra quando financiamento vale a pena para comprar um veículo é se você realmente precisa do carro e não dispõe do valor completo.

Isso porque nos casos em que a pessoa tem condições para comprar à vista, certamente sairá muito mais barato.

Contudo, trata-se de quem não tem o valor suficiente para comprar carro à vista. Então, a melhor maneira é financiar.

Logo, nestes casos, financiar um carro vale a pena.

Mas, é preciso entender o seu momento para saber quando financiamento vale a pena para o seu caso e condições financeiras.

Conclusão 

Em suma, mesmo que o cenário econômico e as taxas de juros sejam pouco atrativas, de vez em quando financiamento vale a pena.

Desse modo, sempre que necessitar recorrer a um financiamento, é recomendado fazê-lo caso você consiga arcar com as prestações.

Por isso, a compra de um imóvel, mesmo que a taxa Selic esteja alta, é mais vantajoso comprar do que esperar que elas caiam. Pois, pode ocorrer de o valor do imóvel aumentar.

Já nos casos da compra de um veículo, se você tem urgência de comprar e não possui dinheiro suficiente para comprar à vista, então o financiamento do veículo é recomendado.

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre quando financiamento vale a pena, seja para imóvel ou automóvel, entenda suas finanças para saber o momento ideal de financiar.

Para saber mais sobre quando financiamento vale a pena, veja o vídeo do canal Marcelo Akira.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Como utilizar empréstimos para sair do endividamento?

    Estar endividado pode ser uma situação angustiante, especialmente quando as dívidas se acumulam e os juros transformam pequenos atrasos em grandes problemas financeiros.  Nesse contexto, um empréstimo pode ser a solução ideal para organizar as finanças e aliviar o peso das dívidas.  Mas, como utilizar um empréstimo de forma eficaz para sair do endividamento sem…

    Ler Mais

  • Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Como uma boa proposta pode te ajudar na hora de vender mais

    Você já parou para pensar como uma proposta pode fazer a diferença na hora de apresentar seu produto ou serviço? A proposta não é somente um documento que serve para formalizar seu trabalho. Se bem construída, ela é a chance de convencer um potencial cliente sobre o valor da sua empresa. Por isso, nesse artigo…

    Ler Mais

  • Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Como fazer para que os gastos com remédios não pesem no final do mês?

    Os gastos com medicamentos têm sido uma preocupação crescente para as famílias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em alguns anos os custos com remédios atingiram o patamar de 33,7% das despesas com saúde. No ano passado, uma pesquisa feita pela Pesquisa IPC Maps, da IPC Marketing Editora, mostrou que…

    Ler Mais