Quando financiamento vale a pena? 10 motivos

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Entenda quando financiamento vale a pena, mesmo se as taxas de juros não estejam tão atrativas.

Um financiamento é uma maneira de contratar crédito, isto é, ele é um jeito de conseguir capital para quem precisa de dinheiro para alcançar algum objetivo.

O mesmo é um contrato estabelecido entre uma pessoa (física ou jurídica) com uma instituição financeira que pode emprestar o valor.

Afinal, existem situações em que necessitamos recorrer a um financiamento, seja para comprar um imóvel ou para comprar um carro, por exemplo.

Certamente, no cenário atual marcado por incertezas na economia, inflação e a taxa Selic, é preciso analisar quando financiamento vale a pena.

Quando financiamento vale a pena?

Em suma, vale a pena fazer o financiamento quando as certezas do presente são maiores do que as incertezas futuras.

Isso quer dizer que, ao se comparar os valores que temos hoje com o aumento do preço do imóvel no futuro, já se tem a resposta de quando financiamento vale a pena, o agora.

De modo geral, muita gente se preocupa apenas com a taxa Selic. Logo, se estiver alta, acreditam que não seja o momento certo para financiar um imóvel, mas, não é bem assim.

Primeiramente, é preciso entender que mesmo que o custo seja alto no cenário econômico, é ainda aconselhável que se opte por um financiamento imobiliário.

Assim, se você tem interesse e condições de fechar um financiamento, faça-o e não espere as incertezas do futuro.

Isso porque, mesmo com a previsão de quedas nos juros, ninguém garante que os preços dos imóveis ficarão congelados.

Dessa maneira, o valor de uma casa ou de um apartamento pode aumentar, mesmo que abaixe o valor dos impostos sobre as operações de créditos. Percebeu a razão de não deixar o financiamento para depois?

Qual a vantagem de financiar um imóvel?

Certamente, conquistar a casa própria é sonho de muita gente e um dos meios mais seguros para essa realização é através do financiamento imobiliário.

Contudo, é preciso entender o seu momento para saber quando financiamento vale a pena.

Afinal, você pode precisar de um fiador para conseguir fazer o financiamento. E em alguns casos, quem tem financiamento pode ser fiador, mas, isso depende da instituição financeira.

Apesar disso, infelizmente, é muito comum que as pessoas ainda tenham medo de financiar a compra de um imóvel.

Isso acontece porque fazer um financiamento é assumir um compromisso a longo prazo, mas, é preciso avaliar se a necessidade e vantagem compensam.

Com o propósito de valer a pena, é necessário que a decisão de financiar um imóvel seja pautada em um bom planejamento financeiro.

Logo, planejar suas finanças e definir suas reais necessidades e possibilidades é essencial antes de decidir financiar um imóvel.

Assim, para saber quando financiamento vale a pena, saiba suas condições econômicas, o valor do imóvel que você quer financiar e os valores das parcelas que você pode pagar. Pois, estas são questões muito importantes.

Conforme você for planejando, entenderá que o financiamento de um imóvel não é o vilão do seu orçamento, mas, a solução para realizar o seu objetivo de comprar um imóvel.

A não ser que você tenha um valor para comprar à vista, o que a maioria das pessoas não possuem, geralmente, é preciso recorrer a um financiamento imobiliário.

Assim, após avaliar sua necessidade, suas condições e for possível fazer um financiamento, pode ser que seja uma forma de comprar um imóvel.

Decerto, o financiamento imobiliário possui vários benefícios, sendo um dos maiores: otimização de tempo para a realização do sonho da sua casa própria.

Além disso, hoje, as principais linhas de crédito se encontram cada vez mais facilitadas e menos burocráticas, e isso resulta em uma compra mais acessível para todos.

Vantagens de financiar um imóvel

Caso sua necessidade seja financiar um imóvel e ainda tenha dúvidas, veja se o financiamento de um imóvel vale a pena.

  1. Você não precisa esperar anos para ter sua casa ou seu apartamento dos sonhos;
  2. Fica livre do aluguel de uma vez por todas;
  3. Benefício de poder morar imediatamente no imóvel após o financiamento;
  4. Possibilidade de pagar o financiamento usando o FGTS;
  5. Financiar um imóvel é um investimento totalmente seguro para o futuro;
  6. Através do financiamento, a compra do seu imóvel acontece com maior segurança e menos riscos;
  7. Grande prazo para quitar o valor do imóvel;
  8. Possibilidade de escolher o imóvel onde desejar;
  9. Você poderá vender o imóvel por um valor até superior ao da compra;
  10. É possível antecipar as parcelas do financiamento de acordo com suas condições.

Contudo, mesmo que existam muitas vantagens em financiar um imóvel, o tempo e condições financeiras de cada pessoa dita se é uma boa ideia ou não.

Assim, entenda seu momento para entender quando financiamento vale a pena dentro do seu contexto econômico.

Quando vale a pena financiar um veículo?

Primeiramente, entenda que vale a pena financiar um veículo quando no financiamento é possível comprar o carro com uma taxa de juros mais atrativa.

Afinal, isso quer dizer que a pessoa paga menos pela linha de crédito.

Por isso, para fazer uma boa escolha, basta considerar dentre as diversas opções de financiamento, o que mais tem vantagens e que sejam seguros.

Desta forma, opte sempre por bancos e instituições financeiras reconhecidas no mercado.

Outra questão que mostra quando financiamento vale a pena para comprar um veículo é se você realmente precisa do carro e não dispõe do valor completo.

Isso porque nos casos em que a pessoa tem condições para comprar à vista, certamente sairá muito mais barato.

Contudo, trata-se de quem não tem o valor suficiente para comprar carro à vista. Então, a melhor maneira é financiar.

Logo, nestes casos, financiar um carro vale a pena.

Mas, é preciso entender o seu momento para saber quando financiamento vale a pena para o seu caso e condições financeiras.

Conclusão 

Em suma, mesmo que o cenário econômico e as taxas de juros sejam pouco atrativas, de vez em quando financiamento vale a pena.

Desse modo, sempre que necessitar recorrer a um financiamento, é recomendado fazê-lo caso você consiga arcar com as prestações.

Por isso, a compra de um imóvel, mesmo que a taxa Selic esteja alta, é mais vantajoso comprar do que esperar que elas caiam. Pois, pode ocorrer de o valor do imóvel aumentar.

Já nos casos da compra de um veículo, se você tem urgência de comprar e não possui dinheiro suficiente para comprar à vista, então o financiamento do veículo é recomendado.

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre quando financiamento vale a pena, seja para imóvel ou automóvel, entenda suas finanças para saber o momento ideal de financiar.

Para saber mais sobre quando financiamento vale a pena, veja o vídeo do canal Marcelo Akira.

Sobre o autor

Postagens Recentes

  • Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Finanças para Restaurantes: Dicas para Gerir seu Negócio com Sucesso

    Abra as portas do sucesso! Administrar um restaurante é um sonho para muitos, mas lidar com as finanças pode ser um pesadelo. Margens de lucro apertadas, custos operacionais altos e concorrência acirrada: esses são apenas alguns dos desafios que você enfrentará.  Mas não se preocupe, este guia está aqui para te ajudar! Vamos te equipar…

    Ler Mais

  • Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    Verão 2024: como a alta temporada influencia na economia

    O verão de 2024 se apresenta como um marco de vital importância para a economia brasileira. Com a chegada da alta temporada turística, diversos segmentos econômicos são impulsionados, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se uma movimentação financeira substancial em áreas chave como…

    Ler Mais

  • AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    AI Definity 1000-A Guia de longo alcance

    À medida que nos aproximamos de outro momento de progresso inovador, o AI Definity 1000 destaca-se como um guia decompromisso e probabilidade.Dos cuidados médicos às costas, da montagem ao desvio, esta etapa inovadora abre novos limites de eficácia e inovação.Ao mergulhar nas suas complexidades, podemos adquirir experiências das suas ramificações significativas para a sociedade e…

    Ler Mais