Como fazer controle de vendas: 7 dicas

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Uma etapa fundamental em um negócio é ter um bom controle de vendas.

Esse processo envolve diversas atividades com o objetivo de ter um equilíbrio entre o setor comercial e outras áreas da empresa envolvidas nas transações.

Contudo, sem uma boa organização e gestão problemas como a diminuição da rentabilidade podem surgir.

Continue a leitura para tornar os processos do seu controle de rendas mais otimizado e rentável!

O que é controle de vendas?

Esse é o termo utilizado para determinar uma sequência de ações que ordena os processos comerciais. Abrangem não apenas o setor comercial, mas também outras áreas da empresa, como administrativo, infraestrutura e marketing. Havendo, assim, a necessidade de interligar as áreas para que os processos fluam.

Sendo assim, é fundamental que o controle de vendas seja visto como uma função estratégica. E, para uma boa gestão de vendas, é necessário avaliar todas as etapas, como a prospecção e cadastro de clientes, gestão de estoque, análise de curva, vendas realizadas e perdidas, entre outros.

Assim, é possível agir estrategicamente e alcançar metas, ou, até mesmo corrigir falhas, reduzir custos e conquistar bons resultados.

Tudo isso facilita tanto a gestão administrativa como a financeira e ainda auxilia a empresa a obter sucesso no atendimento, na fidelização de clientes, simplifica o seu fluxo de caixa, melhora o desempenho das equipes, torna a operação de vendas otimizada, promove maiores taxas de leads, etc.

Como fazer controle de vendas?

Veja a seguir as formas de fazer um bom controle de vendas.

1. Tenha todas as vendas registradas

Ter tudo registrado permite analisar cada dado e avaliar os próximos passos a serem tomados para conquistar melhores resultados. Desta forma, documente todos os dados relacionadas as transações comerciais da empresa, incluindo informações de produtos vendidos, impostos, forma de pagamento, preço, entre outros.

Assim, se obtêm relatórios completos e precisos para te guiar na escolha das estratégias. Afinal, terá em mãos os produtos topo das vendas, produtos mais lucrativos, preferência de forma de pagamento, ticket médio, perfil dos clientes e muito mais. Como também, consegue realizar um bom planejamento de compras e estoque, conforme os meses e tendências de mercado.

Lembre-se que isso também é importante para ter acesso nesses dados sempre que precisar, sem precisar ficar dependendo da memória dos colaboradores ou ficar a ver navios caso algum vendedor desligue da empresa.

2. Utilize ferramentas de gestão

Otimize os processos apostando em ferramentas que agilizam as tarefas e as tornem mais eficazes. Busque por um software que permite o controle financeiro, documentação e acesso aos dados, emissão de boletos, importação de NF-e de entrada, emissão de relatórios e muitas outras necessidades do setor.

3. Aposte em aplicativos

Há aplicativos que te ajudam, como empreendedor, a ficar por dentro de questões importantes para manter uma vida financeira saudável. E ter aplicativos que agilizam esses processos, torna tudo mais prático e rápido, seja para saber a atual situação financeira, como em consultas, buscas por crédito, e, quem sabe, até negociar dívidas.

Nos momentos que pretender buscar crédito no mercado é essencial acessar um aplicativo prático de consulta de score e verificar se sua pontuação é boa para conseguir uma linha de crédito. Seja para aumentar o estoque ou até mesmo para melhorar os produtos.

4. Crie um mapa do fluxo de vendas da sua empresa

É fundamental para controlar cada processo de vendas. Assim, se tem mais clareza, tanto para os vendedores como para a gestão, em saber o que acontece em cada etapa com os clientes. Inclua processos como prospecção, apresentação, proposta, negociação, follow up e fechamento.

5. Desenvolva um funil de vendas e sempre o avalie

A jornada do cliente é algo importante para o sucesso de um negócio. E com o funil de vendas se trilha os caminhos, desde o primeiro contato até a finalização da compra. Defina o topo, meio e fundo de funil, traçando a necessidade de cada etapa, o tempo certo e como prezar pela fidelização. Sempre o avalie para notar os insights, sejam eles positivos ou negativos.

6. Defina um planejamento

Nesta etapa é essencial criar as metas e objetivos, de curto, médio e longo prazo do setor. Pense nas estratégias que serão necessárias para alcançar os resultados desejados e documente tudo. Além disso, os colaboradores devem participar dessa etapa, também, para contribuir com ideias e táticas que podem otimizar os processos.

7. Monitore os principais indicadores da equipe e das vendas

Utilize os dados obtidos das etapas e monitore-os, a fim de elencar as melhores estratégias e o que precisa ser melhorado. Compare intervalos de tempo, táticas e resultados para avaliar o desempenho da equipe, medir custos, perdas, rentabilidade, etc. Faça isso periodicamente ou sempre que achar necessário.

Essas são as dicas par ter um bom controle de vendas no seu negócio. Com disciplina e organização é possível ter uma gestão e beneficiar toda a empresa.

Para saber mais sobre como fazer controle de vendas, veja o vídeo do canal Karen Cavalcanti.

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